O Porquê de A Coca-Cola Ser A Marca Mais Valiosa do Mundo

[Atualização: Segundo o ranking 2013 da Interbrands a Coca-Cola é a terceira marca mais valiosa do mundo, superada pela Apple e pelo Google]

Quando estava na faculdade um professor mostrou um case de uma marca de refrigerantes que tinha sofrido acusações de fazer crianças passarem mal. Isso foi em 1999 e a marca era a Coca-Cola.

Anúncio da Coca-Cola do começo do século XX: a fórmula é o marketing e a marca

Anúncio da Coca-Cola do começo do século XX: a fórmula é o marketing e a marca

Na época, a empresa demorou um pouco para agir, mas retirou das gôndolas de supermercado todos os seus produtos – incluso Sprite, Fanta, entre outras marcas da empresa. Segundo reportagem da Veja na época, descobriu-se depois que a causa vinha de um lote de latas suspeitas que tinham viajado acomodadas em estrados de madeira recém-tratados com um forte fungicida, que se impregnou nelas. Sentiu-se mal quem aspirou o cheiro muito de perto ou quem levou à boca a mão que tinha encostado na lata.

Nesse ano a Coca-Cola sofreu algo semelhante. Um suposto caso de um rato em uma garrafa de Coca-Cola, algo que ocorreu em 2000 e foi noticiado na Record em setembro/2013.

A empresa soltou uma nota na imprensa se defendendo e contestando as acusações. Na nota, é colocado o link para o processo do consumidor contra a empresa. A última ação foi um vídeo de como é a produção dos refrigerantes intitulado “Conheça a Verdade Sobre Coca-Cola”. No filme é mostrado cada processo de produção do refrigerante e, no fim, convida o consumidor a visitar a fábrica.

A retirada das latas e garrafas das embalagens feita pela Coca em 2003 e a reação ao caso do rato na garrafa mostra a preocupação da empresa com a marca. Sempre que ela é ameaçada, a Coca-Cola corre para defender-se.

Na ocasião da Bélgica em 2003, a marca foi arranhada e houve um prejuízo na Europa, mas foi contida. O ocorrido deste ano ainda não foi mensurado, mas é possível dizer que é muito difícil que haja algo mais sério para a marca.

Por essas e outras razões, a fórmula da Coca-Cola continua sendo a Marca. Ela continua como a mais valiosa do mundo pelo ranking da consultoria Interbrands (a Coca-Cola está há 13 anos consecutivos) – ranking de 2013 ainda não saiu – deve sair em outubro/2013.

Mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s