O Desempregado Do Ano Em Um Mundo Sem Rumo

Não é de hoje que algumas marcas usam polêmicas para vender. A Benetton, marca italiana de roupas famosa por campanhas nos anos 1980 e 1990, lançou hoje o projeto “Unemployee Of The Year” (Desempregado do Ano). O objeto é mostrar que o emprego não é o que define alguém, mas a sua luta e determinação. O projeto abrange também um concurso que irá ajudar jovens empreendedores.

O Desempregado do ano

O Desempregado do ano

A polêmica é alma da Benetton. Ano passado eles lançaram a campanha Unhate que pregava o fim das animosidades entre as pessoas e povos. Nas peças, lideres mundiais, muitas vezes adversários, apareciam se beijando. Ganhou até GP em Cannes esse ano.

Diferentemente das ações dos anos 1980 e 1990, essas campanhas tem um ar engajado que beira o politicamente correto. Foi a saída que a empresa italiana encontrou para atualizar a polêmica nos dias de hoje.

Mas essa campanha do “Desempregado do ano” é bem melhor que a do Unhate. Ela envolve multi-plataformas e dá a oportunidade para jovens empreendedores.

Vivemos hoje em um mundo sem rumo. EUA em lenta recuperação econômica. A Europa está em crise eterna há 5 anos. Na Espanha são 25% de desempregados. A Grécia derrete na especulação e na dívida. A Itália está quase quebrada. A Alemanha não aceita pagar a conta sozinha. Os governos não se acertam para resolver a questão. E no meio de tudo, os povos desses países.

A campanha atual da Benetton cai como uma luva, já que boa parte das vendas da empresa vem da Europa e EUA. Essa campanha soa atual, apela um pouco para a emoção, tenta ser politicamente correta ajudando jovens.

Isso mostra também que a Benetton está sem rumo. Ela perdeu o tom inovador de Oliviero Toscani e está requentando polêmicas. O GP em Cannes aparece muito mais como uma homenagem ao que foi feito em outros tempos do que agora. Outras marcas como a Disel são muito mais inteligentes e estão bem a frente das campanhas atuais da Benetton. Triste que uma marca que foi tão boa para a propaganda não se atualize como deveria.


Mais aqui e aqui.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s