A Bola E O Mascote da Copa de 2014

A Copa de 2014 no Brasil já começou há muito tempo para a Fifa. Mesmo antes do fim da Copa da África do Sul em 2010, a entidade que regula e gere o futebol, já havia anunciado o logo oficial (que vazou antes do anúncio oficial). Em meados desse ano, foi lançado o slogan da Copa “Juntos num só ritmo“. Agora foi a vez da bola tão esperada da Copa.

Depois da Jabulane, a nova bola da Copa  será a Brazuca. Esse nome foi escolhido depois de  uma votação em parceria entre a Adidas (quem produz a Bola) e o Globo.com durante três semanas em agosto.

Brazuca, a nova bola da Copa.

Brazuca, a nova bola da Copa.

 No já rotineiro vazamento de informações de tudo que envolve a Copa, já saiu o mascote escolhido. Segundo reportagem da Veja, o escolhido será o Tatu-bola. Ainda de acordo com a Veja o nome do mascote será também escolhido através de enquete na Internet. O anúncio oficial do mascote é em setembro.

O provável mascote da Copa de 2014

O provável mascote da Copa de 2014

Havia um movimento para que o nome da bola Copa fosse “Gorduchinha”, eternizada por Osmar Santos. Já o mascote, Maurício de Souza e Pelé propuseram o personagem do cartunista Pelézinho.

Essas duas escolhas, da Gorduchinha e do Pelézinho, seriam interessantes, mas todos se esqueceram de um detalhe: o evento não é do país sede, mas da FIFA.

Todos os mascotes das Copas (existem mascotes desde 1966 na Inglaterra) remetem ao país sede, mas ele tem que ser algo global, onde uma criança na China ou um adolescente europeu entendam e queiram comprar. Já a bola é para a Adidas vender mais.

O logo da Copa

O logo da Copa

Mas vamos ver o lado positivo. A bola da Copa não será Samba ou algo que remeta ao carnaval. Brazuca (o certo em português é Brasuca) é um termo que remete ao país e tem uma sonoridade boa. As outras opções eram Bossa nova e Carnavalesca. O primeiro refere-se a um movimento cultural dos anos 1950 e o segundo usa o clichê já batido de representar o país do carnaval. Bossa nova lembra o passado, já Brazuca é jovem, um apelido que os brasileiros usam lá fora.

O termo Brazuca vem de um apelido que os havaianos deram aos primeiros Brasileiros que foram surfar as ondas gigantes do arquipélago. Mesmo sendo algo que vem de outro esporte, o surfe, a palavra é algo bem mais abrangente que remete todos os Brasileiros.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s