Nissan: Muito Além dos Pôneis Malditos

Semana passada a Nissan lançou um novo filme, dessa vez da nova Frontier 2013. Novamente foram recrutados os Pôneis Malditos. Ao som de “Cavalgada das Valquírias“, o filme foi batizado de “A Cavalgada dos Pôneis Malditos”.

Há algum tempo que abordo a Nissan em posts no blog. E não é por acaso. Ela é, talvez, a única marca a trazer algo de diferente na propaganda. Desde 2010 que a marca vem lançando campanhas provocando os rivais e lançando moda – como no caso dos Pôneis Malditos.

Essa estratégia é mais ampla que apenas provocar e lançar moda. A Nissan está há dez anos no Brasil, desde então não conseguiu muita coisa em termos de vendas de carros e percepção de marca. Nunca conseguiu liderar uma categoria de carros, nem tinha muitos modelos – eram apenas a Frontier, Sentra, X Terra e Tiida – e algumas concessionárias.

Para crescer era preciso aumentar o conhecimento das pessoas na marca – o chamado recall de marca –  e também mostrar os produtos. Primeiro eles criaram uma campanha comparando as minivans no mercado com a sua Livina. Depois vieram os ataques às picapes médias e ao Focus (da Ford). Só depois vieram os Pôneis.

A estratégia a longo prazo é:

  1. Tornar a marca conhecida
  2. Popularizar a marca
  3. Trabalhar a marca

Agora estamos na segunda parte dessa estratégia. As pessoas conhecem a marca e ela precisa fazer parte do dia a dia das pessoas.

A escolha de carros mais caros serve para mostrar que a marca tem tecnologia e qualidade. No lançamento do March, que é um carro popular (bem completo por sinal), o foco foi que o carro passou por mais de 5000 testes e no preço. Aliás, o slogan do March é “Agora todo mundo pode ter um carro Japonês”.

As campanhas vem dando resultados. Em janeiro do ano passado a Nissan vendeu 2.525 carros, e em janeiro desse ano vendeu 7.274 (dados de venda do FENABRAVE), um aumento de 288% nas vendas. Agora é aguardar quais serão os próximos movimentos da marca Japonesa.

Mais aqui.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s