O Retorno dos Anos 90

A grande influência cultural da primeira década desse século foram os ano 80. Bandas como Franz Ferdnand, Killers, Strokes e Arctitc Monkeys se inspiraram em movimentos como o pós-punk e o indie rock – além de várias outras bandas terem voltado a se apresentar ao vivo. No cinema, vários filmes de sucesso tiveram refilmagens, como por exemplo, Karate Kid, ou então continuações, caso de Indiana Jones 4. Além de festas que acontecem até hoje como a Trash 80.

Agora parece que essa década será a dos anos 1990. Vários ícones culturais estão retornando aos poucos.

Estreou ontem um novo filme da franquia Pânico – Pânico 4 -, com Neve Campbell. O filme retoma a idéia do primeiro, onde um assassino aterroriza a pequena cidade de Woodsboro. Além desse filme, outros como Arquivo X tiveram continuação.

Na música algumas bandas voltaram como Stone Temple Pilots e Blink 182. Além disso, várias bandas independentes são influenciadas pelo rock britânico e o alternativo americano dos anos 90, como a paulistana Single Parents, que está gravando seu primeiro álbum.

Apesar de não ser especialista em moda, não podemos negar a profusão de camisas xadrez que tem tomado conta das ruas. Para quem não se lembra, essas camisas eram o uniforme oficial do movimento grunge.

Na propaganda, alguns vídeos que ficaram eternizados nos anos 90, tiveram refilmagem, como o da Axe no Elevador, e inspiram novos filmes.

É bom ver que o que aconteceu nos anos 90 seja valorizado, de uma década que é subestimada. Fala-se muito de Nirvana como a única coisa boa dos anos 90. Mas tivemos ótimos filmes e bandas. Que os anos 90 tenham seu reconhecimento.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Retorno dos Anos 90

  1. Pingback: O Presente É Um Remix | GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s