Classe C: Metade do Brasil

Metade da população do Brasil se encontra na chamada nova classe média, a classe C. São cerca de 103 milhões de pessoas. Nesse grupo de pessoas entra quem tem entre 4 e 10 salários mínimos. Segundo dados do Ministério da Fazenda, até 2014 56% dos brasileiros estarão na classe C.

A comunicação das empresas está mudando para acompanhar e aproveitar o crescimento desse grupo. Um dos primeiros a mudar foi a Tigre, que produziu vários filmes com uma outra estética de famílias. Sai aquela família de propaganda de margarinas, onde todos são perfeitos, e entra uma família “normal“.

Recentemente, a Telefônica e a Tim também entraram nessa tendência. A primeira colocou um ônibus, que percorrerá São Paulo, mostrando como a banda larga do Speed melhorou a vida da família. O ator escolhido para a campanha é Lazaro Ramos, que fez há um tempo um comercial para a Oi.

O primeiro filme da campanha do Speed mostra uma mãe de Sapopemba que fala da importância do serviço de Internet banda larga na sua casa. No caso, a mãe fala que é melhor ele ficar em casa do que na Lan House.

A Tim investiu mais uma vez no Blue Man Group, que dá dicas para os seus clientes sobre os serviços de Internet. O filme ressalta que os clientes podem acessar do celular o Orkut, o MSN, e outras redes sociais, sem precisar ir à uma Lan House.

É muito bom vermos que os mais pobres estão indo para a classe C. Mas a classificação dessa classe é problemática.  Existe muita diferença entre o piso e o topo da classe C, são seis salários mínimos. O piso de 4 salários é de R$ 2040,00 e o teto de R$ 5100,00 a diferença é de 3060 reais. Deveria mudar a forma de classificação da classe C, para que se façam políticas públicas melhores.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s