Bizarrice Eleitoral

Sempre houve candidatos que fizeram de tudo para ganhar a atenção do eleitor. Você deve se lembrar do cara do aero trem, do peroba neles, do Samuel Silva, Super Moura, Marronzinho, Enéas, etc. Ou então partidos que colocam artistas ou esportistas para concorrer como Clodovil, Dinei e Sérgio Malandro. Nesse ano, por exemplo, Tiririca saiu para Deputado.

Mas até hoje ninguém chegou tão longe como o candidato a Deputado Federal, por São Paulo e pelo partido PP, Jeferson Camillo. A começar pelo logo de campanha, que nada mais é do que o logo de campanha  presidencial do Obama em 2008 com algumas mudanças. Até ai tudo bem, já copiaram até o slogan do Obama – ou reciclaram -, mas o que mais pegou foi uma série de oito vídeos com temas polêmicos.

Os vídeos são mal feitos e ambientados em um motel. Não tem nexo, não tem roteiro, as interpretações são muito mais cômicas que sérias, ou seja, não tem nada do que se esperaria de um vídeo para uma campanha eleitoral para um cargo tão importante como de Deputado Federal. Nos vídeos, tem desde a primeira vez de uma garota, até um travesti, passando por um menage e relação homossexual. Os vídeos podem ser vistos aqui.

O candidato Jeferson Camillo conseguiu o que queria, chamou atenção. Ele tem a pretensão de fazer a maior campanha eleitoral já realizada no Brasil. Não sei se conseguirá, pois os três principais candidatos ao Palácio do Planalto tem boas estratégias, como o Mobiliza do Serra, e o Minha Marina da candidata do PV.

É muito difícil chamar a atenção dos eleitores pela quantidade de candidatos, então alguns tentam aparecer com bizarrices como “peroba neles“, “meu nome é Eneas“, etc. É até engraçado ver isso, e também não sou contra – já fiz posts defendendo a liberdade de expressão, e critiquei o politicamente correto e o falso moralismo e não é porque não gostei que irei pedir a cabeça dele -, mas só para lembrar, o Brasil tem cerca de 30% da população analfabeta – somando os analfabetos funcionais com os totalmente analfabetos. Seria mais interessante para o país que se formalizassem propostas concretas do que esse tipo de coisa.

Não é assim que deveria ser a eleição. Não quero ser politicamente correto e dizer que a eleição deveria ser com os candidatos mostrando só propostas. Somos uma democracia, e aqui a liberdade de expressão deve ser preservada. Mas esse tipo de coisa caberia muito mais em um programa de humor como Pânico ou Hermes & Renato, que em uma campanha eleitoral.

Mais no Chongas e no Brainstrom#9.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bizarrice Eleitoral

  1. Pingback: Dilma e Mercadante Copy And Past « GuiC

  2. Pingback: A Decepção da Campanha na Internet « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s