O Polvo Paul, Jabulani e Espanha Campeã

E a Copa da África do Sul acabou. Depois de 30 dias a maior competição esportiva terminou com a Espanha, que para muitos era o melhor time, campeã. A Fifa definiu a competição na África como a melhor da história, e cobrou providencias sobre a realização do mundial no Brasil em 2014. Segundo o secretário geral da Fifa Jerome Valcke falta de tudo: “Precisamos construir estádios, estradas, o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo a capacidade suficiente em hotéis“.

Mas voltando para essa Copa, quais foram os fatos marcantes dessa competição? Quem foi o vencedor na copa das Marcas?

Jabulani, a Bola da Copa e da Discórdia

Os dois grandes personagens dessa Copa não jogavam. Jabulani, a bola da copa, foi lembrada o tempo todo. Jogadores a criticaram, técnicos a criticaram. Até a Globo, que é avessa em falar  e mostrar – dando closes –  nomes de marcas, deu muita ênfase à bola. A ESPN Brasil criou um quadro em que a Jabulani reclama dos jogadores, além de alguns blogs criarem posts com a bola criticando os jogadores.

Na Alemanha um polvo chamado Paul (o polvo é inglês) ficou em evidência depois de ter acertados todos os resultados da Alemanha na Copa – incluindo as derrotas para a Sérvia e para a Espanha -, além das decisões de 3º e 4º lugar e da grande final. O polvo recebeu ameaças e até a Ministra do meio ambiente da Espanha pediu proteção ao molusco.

O Polvo Paul que acertou a Espanha Campeã

Na Copa das marcas, a vencedora foi a Adidas, por duas razões: Espanha e Jabulani. A Bola da Copa foi extremamente falada – já comentei no outro parágrafo – e o logo da Adidas foi mostrado à exaustão na Jabulani.

A Espanha como campeã – a seleção é patrocinada pela empresa alemã – deu uma enorme visibilidade ao logo da Adidas. Até prepararam uma camisa já com a estrela de campeã para receber o troféu de campeão após a partida.

Agora é esperar por 2014, preparar o que precisa ser feito, e torcer para o Brasil ganhar o sexto título.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s