Lançado o Logo da Copa de 2014

Na tarde de hoje o logo da Copa do Mundo de 2014 foi apresentado em Joanesburgo. Estavam na cerimônia o presidente Lula, o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter. O logo apresentado é o mesmo que vazou em maio, que o IG noticiou com exclusividade e que eu comentei aqui no blog. A única diferença é que o nome do país está em português, e não em inglês.

O logo da copa de 2014 que será no Brasil

As cores do emblema da Copa de 2014, que será disputada aqui no país, são branco (fundo) verde e amarelo (as mãos e o nome do país), azul (de Fifa Word Cup), e vermelho (a cor do ano de 2014)

Participaram da escolha do novo logo um comitê de celebridades nacionais, como Paulo Coelho, Ivete Sangalo, e Gisele Bündchen, Ricardo Teixeira, Hans Donner, e Oscar Niemeyer, além do secretário geral da Fifa Jérôme Valcke. Dos que tem experiência na área de design só Donner e Niemeyer, os outros entraram de gaiatos.

A Fifa pretende arrecadar com o novo logo algo em torno de R$ 2,8 bilhões, só com a venda do emblema e dos direitos comerciais. Recorde para a entidade máxima do futebol.

Na apresentação do novo símbolo, os clichês sobre o Brasil se apresentaram: “O samba brasileiro dará um ritmo diferente ao africano“, declarou Blatter. No filme de apresentação do logo oficial, os artistas e celebridades também ressaltaram os clichês.

Depois de assistir o filme de apresentação do logo oficial, eu achei que estava vendo o comercial da Azul Linhas Aéreas – de David Neeleman, ex dono da JetBlue. O design dos personagens no filme de lançamento do emblema lembram os bonequinhos das propagandas da Azul. A fotografia do vídeo também lembra a da Azul.

As primeiras reações foram de críticas. Em uma enquete do Estadão 78% das pessoas não gostaram do logo. Os comentários no blog Brainstorm9 também criticaram o emblema. Um deles foi até irônico: “Tenho quase certeza q o briefing tinha algo do tipo: “O logo tem q mostrar o que os líderes brasileiros sabem  fazer de melhor” E o Criativo teve a brilhante idéia: “uma copa onde todo mundo mete a mão.” o morumbi que o diga… Arena nova…. pfff… Vai brasil!!” de Anderson Melo. No site oficial da Fifa, os comentários em geral foram bons, mas havia um pedindo que no exterior o nome do país saia com o “S” e não com o “Z”.

Quem não gostou do vazamento do logo antes do anúncio oficial foi a Coca-Cola, que tem um contrato com a Fifa de que a logomarca apareceria pela primeira vez em território nacional em uma propaganda da empresa, no dia 8 de julho, pouco depois do anúncio oficial, que foi feito na África do Sul.

Esse logo é melhor que aquele usado na campanha  de candidatura – antes da escolha do Brasil para receber a Copa. Mas ele poderia ser muito melhor. A única referencia ao Brasil é o nome do país. As cores verde e amarelo não são apenas usadas pelo Brasil, a Austrália e a África do Sul também usam essas cores.

Logo da candidatura brasileira para Copa de 2014

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Lançado o Logo da Copa de 2014

  1. Pingback: A Copa 2014 Já Começou « GuiC

  2. Pingback: O Logo da Olimpíada do Rio 2016 « GuiC

  3. Pingback: A Bola E O Mascote da Copa de 2014 | GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s