Copa 2014 Já Tem o Logo Escolhido

Há menos de duas semanas da Copa do Mundo de 2010 e há pouco mais de quatro anos da Copa do Mundo de 2014, foi revelado pelo portal iG que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) já definiu qual será o logo que será usado para a Copa do Brasil. O logo foi feito pelo escritório francês Richard A. Buchel.

Oficialmente, o logo será apresentado apenas no dia oito de julho. O logo foi registrado pela FIFA no Ohmi (sigla em inglês de Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Européia em março desse ano. Segundo o iG ainda, a CBF também registrou o símbolo.

Logo que será usado na Copa 2014 - segundo o iG.

A imagem é formada por três mãos que formam a taça que é entregue ao campeão da Copa, mais o ano que será realizada a Copa, 2014, e a única coisa que se vincula ao Brasil é o nome do país em inglês – com a letra Z. A logomarca não será monocromática, e virá em várias cores. É possível que o logo tenha as cores verde e amarela.

Diferentemente das últimas Copas (2006 e 2010), a Fifa decidiu não fazer nenhuma menção ao país anfitrião do mundial. Ele segue o logotipo usado pela Fifa para a Copa de 2002, na Ásia, que usou como principal destaque uma imagem estilizada da Taça de campeão.

Logo da Copa de 2002

Mas naquela ocasião, a Copa foi sediada por dois países, Coréia do Sul e Japão, e nas outras Copas – nas mais recentes -, se usou símbolos que lembravam o país anfitrião. Na Copa dos EUA por exemplo o logo era a bandeira americana com uma bola no lugar das estrelas.

Logo da Copa de 1994 usava a bandeira americana

Os dois símbolos usados pela Fifa nas duas últimas Copas – a de 2006 e 2010 que vai começar dia 11 de junho – não trazem referencias tão explícitas aos país anfitriões. Na Copa da Alemanha de 2006, o logo usado era formado por três caras sorrindo, completando  o logo anterior. As únicas referências ao país sede daquela copa foi o nome do anfitrião, e três faixas com as cores do país à esquerda.

Logo usado na Copa da Alemanha de 2006

Para a Copa de 2010, a Fifa fez uma referência ao continente africano, não só ao país sede. No logo, um jogador todo negro dá uma bicicleta em uma bola, e no fundo desenhos formam o mapa do continente africano. O símbolo de 2002 também está presente nesse logo, no canto superior direito.

Logo oficial da Copa de 2010 na África do Sul

É bom lembrar que ainda não foi feito o anúncio oficial do logo, mas ele já foi registrado pela Fifa e CBF. Esse logo pode ser apenas o logo que substitui a imagem da taça que é usada desde 2002, sendo o símbolo que realmente será usado para a Copa do Brasil seja outro.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Copa 2014 Já Tem o Logo Escolhido

  1. Pingback: Lançado o Logo da Copa de 2014 « GuiC

  2. Pingback: O Logo da Olimpíada do Rio 2016 « GuiC

  3. Pingback: A Bola E O Mascote da Copa de 2014 | GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s