O Fim da Marca Unibanco

O banco Itaú Unibanco, resultado da fusão dos bancos Itaú e Unibanco realizada em novembro de 2008, extinguirá a marca Unibanco, e transformará as agências do Unibanco em Itaú.

Marca Unibanco será extinta

Esse processo (substituição das agências) começou em setembro de 2009, e será completado até o final desse ano. Em média, 150 agências do Unibanco são convertidas em Itaú por mês – segundo dados do banco.

Para marcar a virada, o Itaú lançou nesse fim de semana (21/05, 22/05 e 23/05) uma campanha em que funcionários da instituição financeira cantam em uníssono a música Imagem de John Lennon. No filme, o narrador diz: “Meu nome é Itaú Unibanco, mas pode me chamar de Itaú”, dando a partida para a extinção da marca Unibanco na comunicação da empresa.

O fim da marca do banco da família Moreira Salles, que foi fundado há mais de 80 anos em Minas Gerais, ocorreu muito rapidamente. Para se ter uma idéia, o Santander demorou dois anos para acabar com a marca do banco Real – principalmente por que o Santander queria agregar à sua marca toda a aura de um banco sustentável, e socialmente responsável que havia no Real.

Com o fim da marca Unibanco, vai embora aquela péssima comunicação de ultimamente, com o slogan do “Nem parece banco”, com suas mascotes que tentavam imitar os bichinhos da Parmalat (só que ao invés de pelúcias, havia um sol, uma exclamação, um carro, etc.).

Os mascotes que o Unibanco usaram nos últimos anos

Mas se a recente comunicação do Unibanco era ruim, a antiga era clássica. O famoso Casal Unibanco fez história mostrando as facilidades do banco, e o colocando como de vanguarda. Outro elemento da comunicação da marca era o conceito “30 Horas: 6 horas no banco, 24 horas para você” que será mantido pelo Itaú. Até Bill Gates foi garoto propaganda do banco.

Apesar de o banco ter uma história muito forte, seu término é justificado, pois a marca Itaú é muito mais forte, com mais presença no cotidiano do brasileiro. Assim como a AmBev fez com os antigos refrigerantes da Brahma que foram extintos (Guaraná Brahma e Limão Brahma), com exceção da Sukita, o Itaú acaba com o banco da família Moreira Salles, pois não haveria espaço para as duas marcas competirem.

A manutenção da marca Unibanco só se justificaria caso o banco fosse posicionado para outro público, como por exemplo, para a alta renda, ou para o varejo popular. Entretanto, o Unibanco nunca foi um banco popular, e o Itaú já tinha uma presença muito forte no mercado de alta renda com o Itaú Personalité – que teve a operação reforçada com a compra do Bank Boston e com a fusão com o Unibanco (que tinha um serviço muito menor que o do Itaú chamado UniClass).

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Fim da Marca Unibanco

  1. jose luiz gomes disse:

    eU TENHO A IDEIA DE FAZER UM LOGOTIPO PARA O ITAÚ AGORA QUE O UNIBANCO FOI ENCAMPAADO.. ENVIEI UMA SUGESTÃO AO ITAÚ, ASSIM COMO ENVIEI O DO BRADESCO QUE O TOMOU COMO DE DOMINIO PÚBLICO E ME PASSOU A PERNA.

    POR ISSO SO POSSO ENVIAR AO ITAU SE FOR SOLICITADO OU PELO UNIBANCO POR CARTA. GATO ESCALDADO TEM MEDO DE AGUA FRIA..

    É UM LOGO COM AS LETRAS IT E AU QUE SIGNIFICAM ATRAÇÃO E SIMBOLO DO OURO.
    DO UNIBANCO SO RESTOU O U DÓ UNIBANCO SEM O ACENTO.

    LAMENTO QUE O SIMBOLO DO UNIBANCO TENHA QUE SAIR DE CIRCULAÇAO QUE ERA O SIMBOLO MAIS BONITO ENTRE OS BANCO BRASILEIROS. É UMA PENA,,,

    JOSE LUIZ GOMES
    RUA BENJAMIN CONSTANTE,84 CENTRO
    CEP 58700 360 P A T O S -PB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s