Felicidade Instantânea

Ser feliz é o que todo mundo deseja ser, ou pelo menos a maioria. As empresas também querem que você seja feliz, e utilmente vem usando esse conceito em suas campanhas, usando como slogan, ou abraçando essa felicidade instantânea como valor.

Uma das primeiras a usar a palavra feliz em uma campanha foi o Magazine Luiza, rede de loja de móveis e eletrodomésticos de Franca, interior de São Paulo, que até 2008 não possuía nenhuma loja na capital paulista, e agora tem cerca de 50 lojas. O Magazine Luiza usa o slogan “Vem Ser Feliz”, e seu garoto propaganda é o apresentador Fausto Silvo, o Faustão. O “Vem Ser Feliz” é utilizado em todas as propagandas, e o terceiro grupo de varejo do país dá sinais de que o manterá. Pode ser que com o aumento da concentração do varejo, eles façam alguma mudança.

Outra loja de varejo que usa a felicidade é o Pão de Açúcar, a rede de supermercados de Abílio Diniz. Desde 2007 a marca de supermercados do grupo homônimo usa sempre a pergunta “O Que Faz Você Feliz?”, e o slogan “Lugar de Gente Feliz”, que já teve jingles cantados por nomes da MPB como Seu Jorge e o ex ministro da cultura Gilberto Gil. No ano passado a rede mudou seu logo, agora os morros, que dão nome ao supermercado, são transparentes. Apesar da mudança do logo, o slogan continua firme e forte.

Saindo das lojas de varejo, a rede de fast food árabe Habib’s tem o slogan “Você Feliz”, utilizado há algum tempo. Até usaram Che e Fidel em suas propagandas. Recentemente a rede de comida árabe mudou o slogan da empresa, saiu o “Você Feliz”, e entrou o “Não Custa Nada Ser Feliz“.

A marca mais valiosa do mundo, a Coca – Cola – segundo a consultoria Interbrands –, mudou o conceito de suas campanhas no ano passado. Saiu o ótimo “Lado Coca – Cola da Vidae entrou “Abra a Felicidade (Open Happiness em inglês), em resposta ao novo slogan da  Pepsi: “Refresh Everything.

Das quatro marcas citadas neste post, duas são lojas de varejo, uma é rede de fast food – mas que não deixa de ser varejo –, e uma é a bebida mais consumida no mundo depois da água. Todas elas são voltadas para o consumo de massa, para consumo quase que diários.

O publicitário Júlio Ribeiro, dono da Talent, escreveu em seu livro Fazer e Acontecer.com.br, que desde que as mulheres saíram para trabalhar, diminuiu muito o tempo que os casais tem para ficar juntos e com os filhos, e quando moram juntos, os casais de hoje tem uma renda muito maior, pois os custos são divididos, e o excedente da renda é aplicado no consumo. E muitas vezes é aplicado no consumo por razões compensatórias.

Mas há outro fator aí, o tempo. Ninguém tem tempo para mais nada: trabalho, ficar parado no trânsito, compromissos. E quando não se tem tempo para mais nada, não se tem tempo para cuidar de si mesmo, fazer um esporte, namorar, sair com os amigos, etc. Então, como uma maneira de fazer um “agrado” para si mesmo, ou para a namorada (o), filhos, pais, etc. compra-se como nunca.

Portanto, quando o Magazine Luiza diz “Vem Ser Feliz”, ele diz que não são os produtos que estão lá que fazem você feliz – até porque todas as outras redes vendem a mesma coisa –, mas a rede que te fornece aquilo que realmente lhe faz feliz – e ainda, a rede não entra no conceito de vender barato como as outras redes, o que já está saturado, ela seria mais uma a usar o mesmo conceito.

Assim como o Pão de Açúcar, que pergunta “O Que Faz Você Feliz?” – ou dizendo que é “Lugar de Gente Feliz” -, para o seu consumidor, fornecendo serviços que outras redes não oferecem, ou não oferecem de uma forma completa como alimentos destinados para solteiros, cortes de peixes e carnes especiais, cafés especiais, vinhos, cortes de queijos customizados, etc. A mesma coisa acontece com o Habib’s, embora o público seja um pouco diferente.

Há também o fator crise. Se você abrir e beber uma Coca, vai esquecer por um tempo a crise, as incertezas da economia, entre outros. É isso que a Coca – Cola embute em seu slogan.

PS: O slogan do SBT também tem feliz: “A TV Mais Feliz do Brasil”

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Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
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