As 3 Melhores Ações de Marketing de 2009

Em dezembro do ano passado eu prometi aqui um post sobre os três melhores discos de 2009, os três melhores filmes de 2009 e as três melhores ações de marketing. Os dois primeiros eu já fiz, e faltava esse do melhor do marketing do ano passado.

Eu não eu não escrevi nada aqui antes por dois motivos: faltou tempo, e eu não estava certo sobre qual seria a terceira melhor estratégia. Achava que a entrada de @joseserra_ no Twitter seria essa, mas pensei melhor e decidi esperar para ver o resultado nas eleições desse ano.

A seguir, a lista das três melhores ações do ano passado. Como em 2008, não coloco aqui em primeiro segundo e terceiro, apenas a ações que considero as melhores do ano:

  • Fiat Eco Drive

Em 2009, as grandes montadoras viram suas vendas nos países ricos desabarem. Por causa da crise mundial, as empresas automobilísticas perderam vendas, algumas marcas desapareceram – como Pontiac, e Hummer -, e a coisa não foi pior por causa dos BRICs – Brasil, Rússia, Índia e China.

Os únicos modelos que não foram tão mal, os pequenos, se tornaram aposta do setor. Carros como os Minis, o 500 da Fiat, entre outros, cresceram em vendas. As empresas rechearam esses carros com acessórios e criaram versões deles para aumentar as vendas e as margens de lucro – já que esse tipo de carro as margens são menores e se ganha dinheiro no volume de vendas.

Fiat eco:Drive

Entretanto, esses carros não venderam bem só porque são bonitos, são vintages, e estão na moda. Eles gastam menos combustível, e isso cai como uma luva para as pessoas que querem um carro, mas também querem ser “eco friendly“.

Pensando nisso, a Fiat na Europa lançou um serviço que ajuda o motorista a economizar combustível, o Fiat eco:Drive, que é um aplicativo. A pessoa entra no site, baixa o aplicativo e conecta no carro através de um pendrive. Os dados ficam armazenados automaticamente no pendrive e depois, basta o motorista ver as informações no computador e analisar a melhor forma de economizar gasolina e emitir menos CO2. O site do serviço também da dicas de como economizar, e ajuda a

O serviço desenvolvido pela Fiat na Europa é uma prova cabal que as montadoras tem que investir em veículos menos poluentes, serviços de redução de poluentes, e novas tecnologias de combustível.

  • Bradesco Presença

Em 2008, o então segundo maior banco privado do país, o Itaú, se uniu ao Unibanco para formar o maior banco do Brasil – tanto privado como público. O Bradesco, então segundo maior banco do país, e maior banco privado, ficou para traz depois de muito tempo. Era preciso mudar para continuar crescendo.

No meio do ano passado, o agora segundo maior banco privado do país decidiu mudar o conceito do banco. Até então o Bradesco era o banco Completo. Hoje o conceito é de Presença. Presença na vida das pessoas, Presença na vida das grandes empresas.

O filme que mostra mudança é ambientado no Maracanã – com Aquarela do Brasil de trilha -, e mostra como o banco está presente na nossa vida, ajudando o agronegócio, ajudando as grandes empresas e ajudando as pessoas.

Mas os melhores comerciais foram os que mostravam a cadeia produtiva de determinados produtos, como o café, do álcool (etanol), construção, entre outros.

E o Bradesco não se restringiu à propaganda, e desde novembro do ano passado, o banco está presente em todos os municípios do país com o posto bancário em Novo Santo Antônio, no Mato Grosso. O Bradesco também foi pioneiro em um aplicativo para iPhone de realidade aumentada no Brasil.

É difícil afirmar que com essa nova campanha o Bradesco conseguirá fazer frente ao Itaú Unibanco. Mas sem dúvida nenhuma essa é uma campanha muitíssimo bem feita, em todos os aspectos, pois conseguiu aliar uma campanha de marketing, a uma estratégia de crescimento e de presença em todo o país.

  • Havaianas e Sexo

Uma inocente propaganda em que duas mulheres, uma neta e sua avó conversavam sobre sexo foi pano para uma grande controvérsia. A grande polêmica do filme está relacionada à palavra sexo. Quando o ator Cauã Reymond entra no restaurante, a neta mostra para a avó. Ela diz à neta: “tinha que arrumar um rapaz assim“. A neta responde dizendo que “deve ser muito chato casar com famoso“, e a avó retruca afirmando: “Mas quem falou em casamento, eu estou falando em sexo“.

Muitas pessoas reclamaram no CONAR, e temendo uma censura, a Almap, agência da Havaianas decidiu retirar o comercial do ar e colocá-lo na Internet. Na TV, a Alamap exibiu um outro com a mesma vovó dizendo: “Algumas pessoas reclamaram da propaganda das novas Havaianas Fit. Em respeito a elas, Havaianas decidiu tirar o comercial da TV. Por outro lado, algumas pessoas adoraram a propaganda. Em respeito a elas, Havaianas decidiu manter o comercial na internet. Democrático, né! Se você quiser assistir o comercial, entre no site“.

Eu acho que esse foi uma das melhores ações de marketing do ano passado por que ela indica uma tendência surgida na publicidade brasileira após esse caso, de que quando há uma reclamação sobre uma propaganda, como essa, e o CONAR pode suspender ou suspende, o comercial é disponibilizado na Internet, e um outro convida o espectador à assistir o comercial no site. Aconteceu no caso da Devassa esse ano, e acontecerá de novo, isso é questão de tempo.

Sobre as reclamações, repito aquilo que disse no dia 17/03/2009 sobre o comercial da Pepsico para Doritos: “Mais do que vender um produto, a propaganda também serve para divertir. O que vemos nos exemplos de Doritos e Peugeot, é uma histeria coletiva por nada. Não ataca em nada a “moral e os bons costumes”. Isso tudo, talvez, seja culpa do “politicamente correto”. Mas existe coisa muito mais forte na programação das TVs, como por exemplo, Zorra Total. No entanto, o programa esta há 10 anos no ar, e ninguém nunca fez nada.

O resultado disso é que as vendas do modelo explodiram e faltou o modelo de Havaianas Fit.

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Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
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