Avatar, o Distrito 9 e os Bastardos vão ao Oscar

No último dia 02/02/2010 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou os indicados para a edição desse ano do Oscar. Quem lidera a lista de indicados são os filmes Avatar, de James Camaron, e Guerra ao Terror, da cineasta Kathryn Bigelow (ex-mulher de Cameron), com 9 indicados cada.

Poster de Avatar, filme que lidera a lista de indicados junto com Guerra ao Terror

A grande novidade desse ano é que foram indicados ao Oscar de melhor filme dez filmes:

  • “Avatar”
  • O Lado Cego”
  • “Distrito 9”
  • “Uma Educação”
  • “Guerra ao Terror”
  • “Bastardos Inglórios”
  • “Preciosa”
  • “Um Homem Sério”
  • “Up – Altas Aventuras”
  • “Amor Sem Escalas”

Desses, o melhor filme é Distrito 9, do diretor sul-africano Neill Blomkamp. O filme de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios, também não tem muita chance. Os dois só entraram porque haviam dez vagas – que foi criada pois Batman o Cavaleiro das Trevas não foi indicado ano passado.

O grande favorito – pelo menos no Oscar de melhor filme – Avatar tem praticamente assegurada sua vitória. Primeiro porque ele é um sucesso de bilheteria. Segundo que por ser um sucesso, a audiência será enorme, e em tempos de crise/ recuperação não é bom ir contra aquilo que o público gosta.

Avatar é um filme que já é o que mais arrecadou na história – há controversia,  se forem atualizados os valores de arrecadação, E o Vento Levou… foi o mais lucrativo -, e ele fez um enorme barulho por seus efeitos especiais, sendo comparado a ícones do cinema como E.T. o Extraterrestre, 2001 Uma Odisséia no Espaço, e  Guerra nas Estrelas. O problema é que E.T., Guerra nas Estrelas, e principalmente 2001, tinham história (ela era boa). Avatar é um amontoado de clichês.

No filme, Jake Sully, um ex fuzileiro naval fica paraplégico e perde o irmão, e é convidado para ir à Pandora, uma lua de um planeta distante, que é explorada pelos humanos. Para manter um relacionamento com os nativos do lugar, os Na´Vi, os humanos (que aqui são os apenas americanos) criam avatares (cópias dos nativos), e ai entra Sully que usa o avatar de seu irmão, e se envolve com a filha do chefe da aldeia.

Não vou contar a história, mas para se ter uma idéia, há no Youtube dezenas de vídeos com paródias que comparam o último filme de Camaron à Pocahontas (Pocahontas!!!). O vídeo original aqui e o mashup aqui. A única coisa que salva no filme, tirando os efeitos, é a interpretação de Sigourney Weaver.

Por outro lado, Distrito 9, um filme muito melhor, que tem como pano de fundo o Apartheid, não vai ganhar. No filme, os brancos são os humanos, e os áliens são os negros. O Distrito 9 é uma referência ao Distrito 6 de Johanesburgo. Esse filme tem uma história, e muito boa. Ele tem efeitos especiais simples, mas que parecem reais,  não parecem desenhos animados, e o robô do filme sul-africano tem alma, não é como os gigantes de Transformers.

Poster de Distrito 9

Bastardos tem Tarantino em um de seus melhores filmes, também não leva melhor filme. Ele abrandou as cenas  de violência excessiva, o que deu ao filme um enredo e uma cadencia melhor ao da noiva de Kill Bil, que sai como uma louca matando todo mundo e esguichando sangue por todo lado (mais isso não faz de Kill Bil um filme ruim).

Uma pena que os filmes que deveriam ganhar – pelo menos para mim – não tem chance. Se Avatar não vencer, Guerra ao Terror será o escolhido para receber o Oscar de melhor filme. Ao menos esse ano promete em termos de audiência, que durante toda a década viu seus índices caírem.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Avatar, o Distrito 9 e os Bastardos vão ao Oscar

  1. Pingback: Os Vencedores do Oscar 2010 « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s