Marketing

O que é marketing? Tem muita gente que me pergunta o que é marketing, e pensando nisso, fiz esse breve texto. Espero que isso os ajude.

Marketing é considerado uma ciência humana em que o objetivo é vender a um potencial consumidor um serviço ou produto que satisfaça seus desejos e necessidade.

O marketing serve basicamente para vender desde um produto ou serviço, até a imagem de alguém – por exemplo, um político ou um candidato a uma vaga emprego.

Há uma confusão muito grande que alguns profissionais da área fazem quando falam que marketing cria necessidades. As necessidades já existem – necessidade de se comunicar, de comer, de se locomover etc. -, e o que o marketing faz é aguçar o desejo das pessoas. Por exemplo: todos nós temos necessidade de nos alimentar para sobreviver. Basicamente, podemos comer qualquer coisa que seja comida, para nos mantermos vivos. O marketing entra quando cria em alguém o desejo de comer em um restaurante refinado com um chefe conhecido, como o Alex Atala ou o restaurante Fasano em São Paulo.

Sendo uma ciência humana, o marketing não tem uma formula certa de sucesso. O que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra.

A melhor forma de entender o marketing é com exemplos, os chamados Cases – estudos de caso.

O maior estudioso do marketing é o americano Philip Kotler, que difundiu o composto de marketing, que são quatro elementos que uma empresa comercializa que são: Produto/ Serviço (o que se está vendendo, é o componente mais importante); Preço (quanto custa esse produto); Comunicação (o que se faz para promover esse produto ou serviço para aumentar suas vendas); Distribuição (como esse produto é vendido para o consumidor, onde o consumidor encontra esse produto). A seguir darei três exemplos de empresas que atuam em áreas diferentes que ilustram o que é o composto de marketing:

Bradesco

  • Produto: serviços bancários. Aqui falarei de Poupança.
  • Preço: são as taxas cobradas quando se faz alguma operação (como saque e impressão de extrato).
  • Comunicação: eles utilizam vários tipos de mídias para promover seus produtos, como TV, internet, rádio, anúncios no Metrô e CPTM, etc., mas seus funcionários também são uma valiosa fonte de promover os produtos, pois esclarecem dúvidas e ajudam a vender os produtos.
  • Distribuição: as agências do banco são o principal local para se abrir uma conta poupança, mas há a possibilidade de se abrir uma conta em agências do Correios, e também no site do banco.

Natura

  • Produto: cosméticos em geral. Aqui falarei do Sabonete de Erva Doce
  • Preço: o sabonete erva doce custa R$ 28,40.
  • Comunicação: a Natura usa seus catálogos, site, e eventualmente comerciais de TV para o sabonete. Ela também usa o chamado merchandising em novelas. Mas a principal forma de comunicação da empresa são suas consultoras
  • Distribuição: quem faz a venda e entrega dos produtos são as consultoras.

TV Globo

  • Produto: sua programação. Aqui um exemplo são suas novelas.
  • Preço: teoricamente é grátis, mas aqui se faz uma concessão: o telespectador não paga nada para assistir aquilo que lhe interessa, e ele assiste às propagandas nos intervalos da programação.
  • Comunicação: quando a emissora lança um programa ela publica anúncios nos maiores jornais e utiliza sua própria programação para promover seus programas, como o Videoshow.
  • Distribuição: é até onde vai o sinal da TV. No Brasil ela atinge cerca de 98% do território nacional

Toda empresa deve investir em marketing. Quando ocorre uma crise geralmente a primeira coisa a se cortar é a verba do marketing. Mas isso é errado, já que o marketing serve para se vender mais, e gerar um lucro maior para a empresa. Cortar a verba do marketing é como matar as galinhas que botam ovo de uma granja, ou matar a vaca leiteira de uma empresa de laticínios.

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Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
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3 respostas para Marketing

  1. Pingback: Marketing « GuiC – marketing

  2. Erick disse:

    Bacana o artigo!

  3. Márcia disse:

    Parabéns pelo texto. Muito interessante.

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