Sherlock House Holmes

Dia 08 de janeiro último estreou no país a aguardada remontagem de Guy Ritchie do detetive da Baker Street número 221B, Sherlock Holmes. O filme é estrelado por Robert Downey Jr., – que venceu o Globo de Ouro de melhor ator em uma comédia – como Sherlock, Jude Law como o Dr. Watson, e Rachel McAdams como Irene Adler.

Poster do Filme Sherlock Holmes que acabou de estreiar

O filme é muito bom, tem bastante ação, e é bem divertido. Mas o que me surpreendeu foi sua semelhança com a série de TV House (que passa no canal Universal Channel e na Record). O personagem de Robert Downey Jr. parece muito o médico Gregory House – interpretado por Hugh Laurie -, e o personagem de Jude Law lembra muito o melhor amigo de House, o médico James Wilson – interpretado por Robert Sean Leonard.

Eu nunca li nenhum dos livros do criador do personagem, o britânico Sir Arthur Conan Doyle, que se inspirou em um professor da faculdade de medicina. Só assisti a um filme, em preto e branco, em que Holmes lutava contra o seu maior inimigo, o Professor Moriarty, e o pano de fundo era a Segunda Guerra Mundial.

Mas pelo que vi na Internet, a série é que se inspirou na obra do detetive. Segundo alguns verbetes da Wikipédia, o número onde House mora é 221B, Ambos se apóiam em um extremo poder de observação e dedução para solucionar os casos com que são confrontados. Os dois são músicos – Holmes toca violino e House toca guitarra e piano -, e viciados em drogas – Holmes em cocaína, e House em Vicodim. Moriarty é o nome do maior inimigo de Sherlock, já House foi baleado por um sujeito com o mesmo nome.

Série House se inspirou no detetive londrino

Claro, a série veio depois que o personagem da Baker Street, e quem se inspirou em quem está bem claro. Mas hoje em dia, Sherlock estava esquecido nos livros e filmes em preto e branco. Arrisco dizer que, se a série não existisse, não haveria o filme com Robert Downey Jr.

Mais aqui, aqui, aqui e aqui

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s