Cerveja é Commodity

Na semana passada vários blogs falaram sobre a campanha que a Brahma lançou no Peru. Nela a marca que a Ambev (que pertence a Anheuser-Busch InBev) quer exportar para o mundo utiliza o conceito criado pela agência F/Nazca há dez anos para a Skol , o “desce redondo“.

A F/Nazca foi pega de surpresa, já que o conceito pertence a ela, e o comercial foi lançado sem que ela se envolvesse, e sem seu consentimento. Mas, a Ambev não precisou da aprovação da agência brasileira que fica ao lado do Parque do Ibirapuera, pois a agência peruana é a Saatchi & Saatchi, que é sócia da F/Nazca no Brasil – o nome completo da agência é F/Nazca Saatchi & Saatchi.

A Ambev não exporta a Skol para outros países porque ela pertence à Carlsberg, que é dinamarquesa, e é comercializada no Brasil sob licença – dai a utilização de um conceito que pertence à Skol pela Brahma em outro país. Uma pena já que essa é a 3ª cerveja mais consumida do mundo, perdendo apenas para a Budweiser e Bud Light.

Esse tipo de coisa não é nova. No começo da década a Kaiser era de propriedade da Molson, e havia criado um comercial com o ator Marcos Palmeira e a modelo Pietra Ferrari. A Molson também era dona da Bavária, e lançou a marca como Bavária 1877 (ano de lançamento). No mesmo ano do comercial com Marcos Palmeira, a empresa lançou lá fora o mesmo filme com a modelo, só que com outros atores (esse exemplo foi lembrado pelo Pedro Araujo do blog Meus 2 Cents).

Isso mostra que cerveja Pilsen é commodity, ou seja, é tudo igual, o que muda é o posicionamento das marcas. No caso da Skol, ela é posicionada como uma marca jovem, descolada. Antárctica é posicionada como uma marca popular, e assim por diante.

Por isso que a Ambev luta desesperadamente para tirar a campanha do “Teste das Cervejas“, da Kaiser, do ar. Assim como com os refrigerantes – Coca-cola e Pepsi – os consumidores que bebem cerveja, nesse caso do tipo Pilsen, bebem a “marca”, e não o líquido. Qualquer teste cego que for feito mostra que a Pepsi vence a Coca, e assim é com as cervejas. Só os mestres cervejeiros sabem diferenciar uma das outras.

Mais aqui, aqui, aqui e aqui.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s