O Retorno dos Mortos Vivos

Duas das mais tradicionais lojas de varejo do Brasil faliram nos fim dos anos 1990. O empresário Ricardo Mansur era dono da Mesbla e do Mappin, e as duas redes de lojas faliram em 1999 deixando vários funcionários sem emprego. Agora, uma delas voltará: a Mesbla.

Site da nova Mesbla

Mas não será aberta nenhuma loja física, como a que existia no Shopping Paulista antes da falência. Será inaugurado um site de venda destinado exclusivamente ao público feminino. Com o slogan “A loja da mulher pontocom” o site ainda não está aberto para o grande público. Segundo o m&monline o site está em testes com cerca de 75 mil consumidoras convidadas, e é tocado pela empresa Mercantil Brasileira, que assinou com Mansur um contrato de cessão.

A Mesbla abriu sua primeira loja em 1912 no Rio, até os anos 1997 era controlada pelo empresário André de Botton, que expandiu a empresa nos anos 1980, chegando a ter cerca de 180 lojas. Entretanto nos anos 1990, com o fim da inflação no país, a rede entrou em crise e foi vendida à Mansur, que não conseguiu reestruturar a cadeia de lojas, e, junto com o Mappin, faliu em julho de 1999.

O retorno da marca ao mercado é interessante. Ao invés de oferecer o que vendia quando era uma loja física, a empresa que administrará a empreitada irá focar em um único público – que subdivide em outros. Mas a marca saiu queimada da falência, mesmo depois de dez anos, não sei se as cicatrizes se fecharam. Entretanto é bom ter mais um player nesse mercado. Agora que a Mesbla voltará, pode ser que o Mappin também volte.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s