Guerrilha Tietê

O tempo não ajudou. Mas mesmo assim, vários paulistanos foram a uma das margens do Tietê, perto da Ponte das Bandeiras, para comemorar a entrada da primavera, o dia mundial sem carro, e o dia do Rio Tietê.

Banhistas na margem do rio Tietê. Reprodução Globo

Banhistas na margem do rio Tietê. Reprodução TV Globo

Na verdade o que aconteceu hoje de manhã foi uma ação de conscientizarão promovido pela SOS Mata Atlântica e com a participação do Movimento Nossa São Paulo, para comemorar o dia do Rio Tietê, e cobrar a execução da terceira etapa de despoluição do rio.

O Projeto Tietê começou em 1992, com uma iniciativa da Rádio Eldorado e do Jornal da Tarde, e  é dividido em etapas. A primeira etapa foi o aumento da capacidade de tratamento de esgoto –  o tratamento era de cerca de 30% na época, e em 1998 foram construídas 3 novas estações de tratamento de esgoto (São Miguel, Parque Novo Mundo, ABC), a segunda o rebaixamento da calha do rio, e a ampliação dos índices de coleta de esgotos de 80% para 84% e do tratamento de 62% para 70%, permitindo que 350 milhões de litros de esgotos deixassem de ser lançados nos rios, a terceira etapa reivindicada pela SOS Mata Atlântica é aumentar ainda mais a capacidade de tratamento, chegando a 3 milhões de pessoas com tratamento de esgoto.

Bela ação essa da SOS Mata Atlântica. Simples, direta, fácil de reconhecer e de replicar em sites e blogs, como esse. Mas ainda está longe a despoluição do rio. Segundo o site o Projeto Tietê, a 3ª etapa vai até 2015, e não falaram nada de uma 4ª etapa. O grande problema é que muitas cidades em que a Sabesp não atua, como Guarulhos, não tratam nada de seu esgoto. Pelo visto será preciso muito protesto na margem do rio.

Veja um vídeo da reportagem da TV Globo aqui.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s