Um Tiro Na Testa – II

Em maio, a Adidas fez uma festa em uma casa carioca com objetos nazistas. Até o azulejo da piscina era em forma de suástica (os dono da casa se defenderam dizendo que eram ornamentos gregos0. Agora foi a DM9 DDB, que fez um anúncio para a respeitada organização WWF do Brasil. Na peça, vários aviões vão em direção ao World Trade Center em Nova York. Ao lado do símbolo do WWF (o urso panda), o texto: “O tsunami matou 100 vezes mais pessoas que o 11 de setembro. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite-o. Preserve-o”. Surgiu também um vídeo da campanha (a agência alegou, num primeiro momento, que não fez o filme, mas pediu para o Youtube retirar por o vídeo por violação de direito autoral). Depois, idas e vindas.

Anúncio da DM9 DDB para a WWF Brasil

Anúncio da DM9 DDB para a WWF Brasil

Depois que estourou na mídia, primeiro, a WWF disse que jamais viu e aprovou a peça, além de condená-la. A DM9 divulgou uma nota falando que: “O anúncio Tsunami para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência“. A DM9 disse também que quem criou a peça.

Após as primeiras falas ambas divulgaram nota conjunta dizendo que “toda a história foi fruto da inexperiência dos profissionais envolvidos“. No dia 3/09/2009 o presidente da DM9 DDB, Sérgio Valente declarou que o anúncio nunca deveria ser feito,  que, de novo, o trabalho havia sido desenvolvido por um grupo de jovens talentos, e pedia mais uma vez desculpas. A DM9 também inscreveu a peça em pelo menos dois prêmios: em Cannes e One Show (onde ganhou).

A reação dos americanos foi raivosa. A mais forte foi do apresentador de um programa na NBC. O apresentador Keith Olbermann do programa Countdown de terça, dia 1º de setembro, afirmou que deseja que o presidente da DM9 “passe fome na rua“.

A DM9 não deveria mesmo ter feito esse anúncio e esse filme. Mexer com uma ferida que ainda não cicatrizou para os americanos é burrice. Ainda mais em tempos de internet onde não da para restringir a circulação de informação. Pelo menos a DM9 reconheceu que errou.

Veja o vídeo da campanha aqui.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s