Sobre a Crise no Senado

Na semana que se passou, o Brasil viu atônito três episódios no Senado: Sarney acusando o Estado de São Paulo de empregar uma tática Nazista; a absolvição sumária do Presidente da Casa; e o saí não saí de Mercadante. Houve também a saída da Senadora Marina Silva (AC) do PT, e possível candidatura para a presidência ano que vem, mas esse fato já era previsto há muito tempo.

Senado Brasileiro

Senado Brasileiro

Nessa semana, o Senador Suplicy (PT-SP) discutiu na segunda com Sarney sobre sua permanência na Casa. E ontem deu um cartão para o Presidente do Senado, pedindo sua renúncia, além de enumerar sete que ficaram sem resposta, como no caso da Fundação Sarney. Depois de mostrar o cartão, Suplicy bateu boca com o Senador, e primeiro Secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI). Heráclito pediu que Suplicy mostrasse o cartão a Lula por sua Ingerência no Senado. “V. Exa devia apontar o cartão vermelho para o Lula, que foi quem atravessou o campo, invadiu as dependências do Senado e deu cartão amarelo para o líder Aloizio Mercadante” disse o Senador pelo Piauí. Na ocasião o Suplicy, visivelmente irritado e alterado, deu um cartão vermelho a Heráclito.

Suplicy foi esperto. Mostrou para o povão que há uma coisa errada no Senado, apresentando um cartão vermelho para Sarney. Mas demorou muito. Ele teve desde o início da crise para mostrar esse cartão, e só mostrou sete dias depois de o Senador maranhense, que foi eleito pelo Amapá, ser absolvido do Conselho de Ética do Senado. A Folha de São Paulo de hoje colocou na capa a foto de Suplicy com o título “Efeito Retardado“. Entretanto  teve o efeito desejado, e repercutiu. Segundo matéria do site Estadão.com.br, a maioria do eleitorado levou a sério a crítica e gostou do gesto do Senador.

Reprodução da capa da Folha de São Paulo de 26/08/2009 com Suplicy mostrando Cartão Vermelho para Sarney

Reprodução da capa da Folha de São Paulo de 26/08/2009 com Suplicy mostrando Cartão Vermelho para Sarney

A respeito do que aconteceu semana passada, estava na cara que o Sarney ia ser absolvido sumariamente. Foi patética a decisão de Mercadante avisar que iria sair e não saiu porque “não pode dizer não a Lula”. Aquilo foi um tiro na testa politicamente, será eleito ano que vem só se for candidato a Deputado, pois a Senador ele não ganha. E o Sarney acusar o Estado de usar táticas nazistas, é ridículo, para não falar outra coisa. O Estadão só está noticiando um fato (vários no que se refere à Sarney), e não se pode acusar o jornal, que lutou contra o Regime Militar – no qual o Senador Sarney foi aliado até o final, sendo também presidente da ARENA (partido da ditadura). No mínimo infantil essa afirmação de Sarney, mas o que ele quis foi desviar o foco.

Plenário do Senado vazio

Plenário do Senado vazio

Se o Sarney vai sair ou não vai sair, não sei. Acho que não, pois ele é muito forte politicamente, e Lula não quer perder as eleições para presidente ano que vem. Entretanto para o jornalista Mauricio Lima da Exame (que escreve também no blog Esquerda, direita e centro) a saída de Sarney é questão de tempo. “Não existe hipótese do senador Sarney terminar este mandato na presidência da Casa. Outras acusações e denúncias vão aparecer diariamente até que, premido pelas circunstâncias, ele finalmente resolva sair. Foi assim com o já falecido senador Antonio Carlos Magalhães, com o senador Renan Calheiros, com o senador Jader Barbalho e com o senador José Roberto Arruda. Todos foram obrigados a renunciar à presidência da casa.” Ele também afirma que vários jornalistas estão empenhados em “dar a tacada certeira” para derrubá-lo, e completa dizendo que essa é a dinâmica de Brasília. É pagar para ver.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s