Twitter: Os Adolescentes Não Gostam

No mês passado saiu um estudo do banco americano de investimento Morgan Stanley realizada por um estudante inglês de apenas 15 anos fez muito barulho ao mostrar um esboço da relação dos adolescentes, no Reino Unido e na Europa, com a tecnologia. Nesse estudo, o britânico Matthew Robson afirma que os meios de comunicação tradicionais (TV, jornais, rádio, etc) estão perdendo espaço para as novas mídias; baixam muita música ilegal; não baixam filmes ilegais pois a qualidade é ruim, a maior parte dos gastos é com cinema, shows e jogos de videogame (o Wii é o preferido); e, o que deixou todos surpresos, adolescentes não usam o Twitter.

Página inicial do Twitter

Página inicial do Twitter

Segundo ele, os jovens dessa faixa etária até tem uma conta, mas como não veem utilidade, abandonam. Eles preferem utilizar sites como Facebook, e MySpace, pois preferem mensagens diretas para os amigos, “eles percebem que ninguém está vendo seu perfil. Twittar, então, é inútil“, declarou o jovem britânico.

Na mesma semana do estudo, a hashtag #BrazilwantsJB chegou ao topo do Trending Topics (TT) – ranking das palavras mais usadas no momento – do Twitter. Mas elas se registraram no Twitter para colocar a haschtag no topo do TT, depois não usaram mais. O “ataque” ao TT começou em um blog, foi para o Orkut, e ai sim foi para o Twitter. Foi uma espécie de flashmob online.Alguns adolescentes ouvidos pelo Estado de São Paulo disseram que não usam o Twitter não por ser inútil, mas por não conseguirem se expressar em 140 caracteres.

#BrazilwantsJB no TT

#BrazilwantsJB no TT

Segundo o Ibope Nielsen Online, no mundo, apenas 8,45% dos usuários tem entre 12 e 17 anos (no Brasil é 4,58%), e a participação da faixa etária  de 18 a 49 anos é de 26% (no Brasil é de 27%). Portanto o estudo britânico esta certo, os adolescentes não usam o site sensação. Mesmo?

Hoje, uma das hashtags que estourou nos TT é Teens Don’t Tweet (adolescentes não twitam – se é que esse verbo existe) gerou polêmica entre os usuários. Muitos dizem que são adolescentes e usam o site se revoltaram, dizendo que sempre “twitam” e que são jovens.

Reprodução de uma mensagem de uma adoscente americana

Reprodução de uma mensagem de uma adoscente americana

E por várias vezes hashtags como New Moon (Lua Nova,   filme sequência do filme adolescente Crepúsculo -, Hary Poter (da série de filmes sobre o bruxo de mesmo nome),Vanessa Hudgens (atriz e cantora que foi protagonista da série High School Musical), Miley Cyrus (atriz cantora protagonista da série Hannah Montana)

O problema do estudo britânico, é que ele não tem amostragem, não dados estatísticos, como por exemplo: em um universo de 200 pessoas, de 12 a 17 anos de ambos os sexos, que usa o Twitter são 10% desse total.  O Financial Times ressalta em uma matéria sobre o estudo: “However, he made no claims for its statistical rigour” (“entretanto, ele não fez um estudo estatístico rigoroso“, em uma tradução livre). O que ele disse foi que ele, seus amigos, e as pessoas que conhece tem os hábitos descritos no primeiro parágrafo desse post. Não quer não diz se o estudo é furado ou não, mas apenas um esboço de que jovens da idade dele na Grã-Bretanha tem esses hábitos.

Isso é equivalente ao texto “O Mal de Rafael” em que o protagonista, ao saber da participação de mercado da Coca-Cola Light não acredita nos números, pois todas as pessoas que conhece consomem o refrigerante. É o mesmo. No grupo de pessoas que ele conhece não usam o Twitter, no caso Europa. Mas em outros países, principalmente EUA não é assim.

E o que ele (o adolescente britânico) disse todos já sabiam. A venda de jornais vem caindo há muito tempo, nos EUA só dois jornais tiveram crescimento (USA Today e New York Post) os outros todos caíram ou estagnaram. Na TV é a mesma coisa, a recente investida da Globo na fracassada série Ger@l.com que mistura TV e Internet, e decisão da Fox nos EUA de diminuir os intervalos para parar com a queda da audiência estão ai para provar que a TV perde espectadores. E sobre baixar música ilegal, isso é feito desde que o Napster foi criado, em 1999/ 2000.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Twitter: Os Adolescentes Não Gostam

  1. Acácio disse:

    Gostei dessa matéria.
    Eu uso o Twitter. Rss

    Abraços

    http://www.anetux.com.br

  2. fciffoni disse:

    Thanks pelo pingback! Ta aí o twitter como nova ferramentea TV e o Rádio se adaptando, vários programas já usam o twitter (ou se comunicam com os espectadores via twitter).

  3. Pingback: Twitter: Os Adolescentes Gostam « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s