Grupo Abril Acaba Com Canais de TV Paga

No Próximo dia 29 de junho, o Grupo Abril acabara com os canais FizTV e Ideal. O grupo alega que somente uma competição saudável pode promover e estimular o surgimento de novos núcleos de produção audiovisual no país. Os dois canais foram lançados em 2007, e operavam na grade da TVA/ Telefonica e em redes independentes, não operando nem na Net, e nem na Sky, que dominam o mercado. A MTV Brasil continua normalmente.

tvs-abril.jpg

O FizTv é um canal de TV colaborativo, produzido pelos próprios usuários. Entrava na grade de programação do canal apenas os programas mais vistos no site do canal.

Já o Ideal TV era um canal voltado, segundo a descrição no próprio site, para “brasileiros que trabalham, fazem negócios, investem, inovam e têm estilo de vida“. No mercado, era conhecido como o canal RH, o canal era um dos poucos que transmitiam em HDTV na TV paga.

A reação das pessoas não foi de aprovação. Na página da notícia do m&m online, vário reclamarão. Palavras como “lamentável”, “uma grande perda”, e “realmente uma pena” foram bem frequentes. Um deles, Vinícius Sanfilippo, disse: “Canais de nicho é uma tendência que está começando a ser desenvolvida no Brasil, por isso a Abril não devia desfazer dos canais FIZ e muito menos do Ideal TV, que na minha opinião é um dos melhores canais da TV, tanto aberta quanto paga, tem muita qualidade de conteúdo e é relevante e fundamental para vários profissionais”

A Abril informou que descontinuará a Revista da Semana. De acordo com Jairo Mendes Leal, presidente executivo da Editora Abril,  “a diretoria do grupo acreditava que o título pudesse se firmar mesmo diante da competitividade impulsionada pela grande circulação de informação nos meios digitais, mas que a crise econômica e a retração do mercado acabaram inviabilizando o projeto“.

Era óbvio que a Revista da Semana seria descontinuada. Não havia razão aparente para essa revista, sendo que já houve uma revista parecida entre 2002-2004 e foi encerrada. Já os canal eram sim muito interessantes, principalmente o FizTv, que era um canal de TV colaborativo, era uma tentativa de ligar a Web e a TV. O Ideal TV era voltado para o mundo corporativo, que quisesse informações sobre a carreira, era só ligar no canal. Não foi informado se os sites desse canais serão encerrados.

O fim deles tem haver a um monopólio que a Globo tem na TV paga. Net e Sky (ambos das Organizações Globo) respondem por 73% de assinantes de TV paga no Brasil. Desde o ano passado a MTV não faz mais parte da grade da Sky (com exceção da cidade de São Paulo). A Net faz o que quer com o assinante. Um dia a BBC World, Rai International, Record News, entre outros, fazem parte da grade do meu pacote de assinatura, no outro estão disponíveis apenas em pacotes superiores. A Bandeirantes é heróica em manter seu canal e esportes e notícias na TV paga. Cabe ao Cade acabar com esse monopólio, mas isso não acontecerá.

As informações são do m&m online e Estado de São Paulo

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Grupo Abril Acaba Com Canais de TV Paga

  1. Pingback: Brasil tem apenas 6,4 milhões de lares com TV por assinatura « GuiC

  2. Pingback: TV Paga Não Aproveita Crescimento da Classe C « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s