Paul McCartney e o Mundo Livre de Carnes na Segunda

O ex-beatle e ex-Wings Sir Paul McCartney propôs que o mundo deixe de comer carne toda segunda feira, afim de  reduzir o efeito estufa. Paul McCartney virou vegetariano a partir da influência de sua ex-mulher Linda, que fundou uma empresa de comida vegetariana, e faleceu em 1998. “Ter um dia livre de carne por semana é uma ótima oportunidade para que cada um mude seu estilo de vida em prol do meio ambiente“, disse MacCartney em entrevista ao PRNewswire.

paul

Apesar de parecer esdrúxula, a proposta tem seus fundamentos. De acordo com a FAO (agência da ONU para alimentação e agricultura), a produção de carnes mundial é responsável pela emissão de 18% dos gases causadores do efeito estufa, quantia superior à emissão de poluentes provenientes de todos os carros do mundo. Ainda segundo a agência de notícias Bloomberg, a criação de bovinos, suínos e ovinos para consumo humano emite milhões de toneladas de metano, um gás mais prejudicial ao meio ambiente do que o gás carbônico. Jan Van Aken, biólogo e ativista do Greenpeace, afirma que “se você quiser combater as alterações climáticas, não se trata só de eletricidade e da queima de florestas. A agricultura e o consumo de carne são grandes contribuintes também“.

Entretanto se a campanha tiver adeptos em larga escala, prejudicaria substancialmente o país, que é um dos maiores produtores de carne – suína, bovina, e aves – do mundo, além de prejudicar os grupos que estão ligados à essa indústria, como JBS-Friboi (maior do mundo em abate de bovinos) e Bertin.

A idéia do ex-beatle é de que se os produtores pararem de criar animais e começarem a plantar alimentos, o mundo estaria livre da fome em pouco tempo.

Se isso acontecesse realmente, duvido, mas o movimento em prol de uma sociedade mais vegetariana vem crescendo exponencialmente no mundo. Cabe aos grupos mencionados se adaptarem e buscarem novas oportunidades. O Grupo Bertin já investe em outras formas de negócios como a marca de cosméticos Ox.

As Informações são do Portal Exame

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Paul McCartney e o Mundo Livre de Carnes na Segunda

  1. Pingback: Os Beatles Voltam à Cena « GuiC

  2. Pingback: Todos Esperam Ansiosos o Dia 09-09-09!!! « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s