Hypermarcas Quer Ser a Unilever

No Estado de São Paulo de ontem saiu uma matéria que a Hypermarcas saltou 25 posições e já é o 7ª maior anunciante do país. Hoje saiu que a empresa irá estender sua parceria com o Corinthians – a empresa já anuncia a marca Bozzano, e anunciará nas axilas a marca de desodorantes Avanço. Hoje o portfólio de produtos é considerado o mais complexo, indo desde produtos para a saúde como Rinosoro e Doril, passando por produtos de higiene e beleza como Monange e Cenoura & Bronze, limpeza como Assim e Assolan, até alimentos como Etti e Finn.

hypermarcas

A Hypermarcas foi criada a partir da compra da Assolan em 2002 pelo ex controlador da Arisco – que vendeu a empresa para a Bestfoods em 2000 -, João Alves de Queiroz Filho, conhecido também por Júnior. A Hypermarcas construiu, prioritariamente, seu portfólio de marcas a a partir de empresas que anunciavam constantemente no passado, como a DM que era dona das marcas Avanço e Monange, mas nos últimos anos não anunciavam. Com exceção das marcas Assim e Sim, nenhum outro produto foi criado pela Hypermarcas, mostrando oportunismo ao saber aproveitar marcas fortes para um público amplo, mas que estavam sendo subaproveitadas.

A maioria das marcas é popular, como Nylooks, mas  a linha de produtos não se restringe apenas à esse público, a empresa é dona por exemplo da marca Eh. A Hypermarcas tem muitos produtos da mesma categoria, como adoçantes  – Finn, Adocyl e Zero Cal – e molho de tomate – Salsarete e Cajamar -, o que pode causar canibalização. Entretanto, basta a empresa focar em públicos específicos, que haverá esse problema (a Unilever já faz isso).

produtos

Alem de comprar várias empresas e marcas, a Hypermarcas aposta forte em extensão de marcas. Exemplo são os adoçantes. Adocyl e Zero Cal hoje servem apenas para adoçar o café, dão nome também à gelatinas dietéticas, refrescos em pó diets e pudins diets. Outra extensão de marca da empresa é com a Bozzano, que a partir desse ano, dá nome a uma linha de barbeadores.

Para se tornar uma Unilever, a Hypermarcas deve se precaver das multinacionais das que surgiram à pouco tempo, e investir na expansão dos negócios para fora do Brasil. Mas para isso terá que investir as marcas que já tem em outros países, sim, pois a Unilever usas suas marcas globalmente.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Hypermarcas Quer Ser a Unilever

  1. Pingback: De 0% a 45% ou Como a Hypermarcas Quer Ser a Unilever – II « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s