Sadia + Perdigão = Brasil Foods

A grande notícia da semana no mundos dos negócios foi a criação da BRF: Brasil Foods, a fusão da Perdigão e Sadia. A nova empresa será líder em vários setores em que atuam. Para se ter uma idéia, no setor de massas a nova empresa tem 88% de market share, 70% de participação no mercado de carnes congelas, e 67% em pizzas semiprontas. A Brasil Foods será a maior processadora de carne de frango do mundo e a décima maior companhia do setor de alimentos das Américas. No ramo de alimentos no país só a JBS-Friboi é maior, é a 5ª das Américas.

brf

Segundo comercial institucional, e segundo os próprios presidentes das empresas, fica tudo como esta. Os produtos, as marcas, as empresas, em um primeiro momento não haverá substituição e eliminação de marcas e produtos, os empregos não serão afetados. Provavelmente irão esperar que o CADE aprove a fusão para começarem a completa integração. A Perdigão e a Sadia já prometeram que não irão congelar a fusão. As duas vão esperar análise do CADE para oficializar operação e garantem que atividades continuarão separadas. A BRF contratou uma consultoria para ajudar na fusão. Analistas dizem que a integração total levará de um a dois anos.

O que preocupa muitos, principalmente no varejo, é se a empresa fazer valer seu tamanho e criar um mau concorrente, subindo os preços e prejudicando os outros fornecedores do varejo, além do próprio. Entretanto, depois do anuncio da fusão, os supermercados e os clientes de fora (exportação) começaram a buscar alternativas.O Grupo Arantes, dono das marcas Hans, Eder e Sertanejo fechou, nesta semana, exportações para distribuidores da Europa e do Japão que nunca tinham comprado produtos da empresa. O momento dos concorrentes da Brasil Foods investir e crescer é agora, pois como ainda não estão integradas, e não tem o ganho de escala  e a economia de custos proporcionados pela fusão, seus adversários ainda tem condições de brigar de igual para igual com a nova gigante.

sadia_perdigao

E quanto às marcas? Segundo um vídeo da exame o especialista José Roberto Martins destaca que em certas categorias como salsichas e pizza semiprontas Perdigão e Sadia concorriam com produtos e preços parecidos não faz sentido ter as duas brigando pelo mesmo consumidor, pois haverá canibalização. Aqui claramente uma das duas marcas será posicionada como para um mercado de uma renda mais alta, e a outra será posicionada para uma renda mais baixa e as outras marcas serão destinadas para nichos. Não se pode jogar fora tudo que as duas fizeram em investimentos em produto e comunicação. A Ambev fez isso na após a fusão. Antárctica é posicionada para baixa renda, por exemplo. Certamente a Sadia será posicionada como uma marca de produtos premium, e Perdigão seria a marca de combate.

A promessa da BRF é ser uma companhia global. Como Sadia e Perdigão já tem uma posição de destaque no Brasil, fica claro que a expansão para o exterior seja feita. As duas, Sadia e Perdigão, já exportavam, e a Sadia tem uma unidade em Kalingrado na Rússia, além de um projeto de uma nova unidade nos Emirados Árabes Unidos. Entendo que por já estar no exterior com uma marca própria, a Sadia deve ser a escolhida para entrar em novos mercados, principalmente os BRIC’s. Mesmo a Perdigão tendo uma unidade na Holanda, segundo informações do Estado, ela não atua com a própria marca.

sadia+perdigao-200b

O grande problema da nova companhia é a divida de cerca de R$ 10 bi. Mesmo com uma emissão de ações para captar algo em torno de R$ 4 bi, e a promessa dos fundos de pensão (Previ e Petros), além da participação do BNDS na oferta pública, a divida assusta. Nos próximos 12 meses vencem 4,27 bilhões de reais em débitos.

Acredito que será bom para o país ter uma empresa desse porte, desde que não haja prejuízo para a concorrência. Qualquer país que queira crescer globalmente deve ter marcas fortes com empresas fortes. As únicas empresas brasileiras que são fortes fora são Petrobras (que é de capital misto), Vale, Sadia (que tem muito a crescer) e, principalmente, Alpargatas com Havaianas.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s