A Abertura de Watchmen

A famosa graphic novel de Alan Moore Watchmen estreiou nos cinemas de todo mundo na sexta dia 06/03. Assisti ao filme no dia 07/03, e só agora consegui escrever sobre ele.

Eu Poderia aqui falar sobre as referencias do filme, do comercial do Mac de 1984, sobre a obra cinematográfica seguir a risca o quadrinho, sobre os cosplays que foram ao cinema na seção que assisti (eles foram fantasiados de Rorschach e Espectral II), mas algo que me chamou atenção, e de todos, foi a abertura de créditos iniciais.

Ela mescla eventos que realmente aconteceram, como por exemplo, Fidel em Moscou e os protestos contra a guerra no Vietnã, com eventos fictícios, presentes no universo da HQ, e a música de Bob Dylan The Times They Are A-Changin’ que casa perfeitamente com as imagens.

Criado pela empresa yU+Co, ela logo caiu na rede no próprio site da empresa, e depois no Cinemablender.com, sites, Youtube.com, blogs…

Mas o que poderia ser uma propaganda sem nenhum custo (publicidade), que poderia trazer mais espectadores para o filme, foi mais um caso de violação de direitos autorais para a Warner.

Depois de assistir ao filme, encontrei no Youtube um vídeo da abertura e fiquei com vontade de assistir mais uma vez ao filme. Quem não assistiu o filme, não entende o que quer dizer a abertura. Não vou aqui defender a violação de direitos autorais, mas a Warner perdeu uma grande chance de promover seu produto sem gastar um centavo.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s