Rio, Violência & Publicidade

As fotos que ilustram este post foram tiradas para campanha da grife italiana Relish.

relish1

Elas ilustram policiais cariocas “abordando” as modelos da marca. Obviamente que a empresa de promoção do turismo no Rio, a RioTur, reclamou. O secretário de turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, disse que “Esse tipo de publicidade desrespeita não só a corporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro e a dos próprios cariocas. É lamentável que fatos desrespeitosos e preconceituosos como esses ainda ocorram em pleno século XXI”.

relish2

Do outro lado, a marca já soltou três comunicados sobre a campanha. Entre outras coisas, disse nesses comunicados que: “a mídia vem fazendo muito barulho por nada” e que “transformar a campanha em um incidente diplomático entre Brasil e Itália, só pode ser interpretado como um desejo de desviar atenção dos problemas mais graves do país.

relish-site

Já o Governador do estado, Sérgio Cabral, comentou, segundo a Rede Record, que é preciso respeitar a liberdade de expressão.

Bom, discussões a parte, acho que o Rio fez por merecer (governantes principalmente). Desde garoto associo a cidade ao (involuntariamente) crime e a violência. Quantas vezes ouvimos de abuso de autoridade, corrupção, tráfico, etc…

Mesmo os maiores sucessos do nosso cinema – tão valorizados pela mídia especializada – colocam a cidade, e o país como um todo, como um lugar corrupto, violento, e sem lei. Vide Cidade de Deus, Tropa de Elite e Carandiru (esse ambientado em São Paulo).

O que a Relish fez foi apenas mostrar algo que já foi mostrado da mesma forma em outros locais, seja no cinema, seja no noticiário internacional.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s