Batman e Coringa Vão ao Oscar

O filme mais comentado e mais assistido do ano de 2008 irá concorrer em oito categorias no Oscar desse ano:

  • Melhor Ator Coadjuvante

  • Fotografia

  • Melhor Montagem

  • Maquiagem

  • Melhor Edição de Som

  • Melhor Mixagem de Som

  • Melhor Efeito Visual

  • Direção de Arte

Entre as categorias que o filme concorre, a maioria são técnicas, apenas ator coadjuvante não integra o grupo. Essa alias deve garantir o Oscar póstumo a Heath Ledger pela sua brilhante atuação no filme.

coringa21

Uma pena que das categorias que realmente interessão, a Academia só indicou o ator australiano falecido. Desde 2004 um filme com chances de concorrer a melhor filme não tinha uma arrecadação tão grande. Depois de Titanic em 1998, só O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei em 2004 conseguiu uma audiência equivalente.

O filme não foi indicado, talvez (com certeza), por ser de um super-herói. Uma bobagem. Quem disse que um filme desse não pode ser bom o bastante para concorrer a melhor filme.

Batman – O Cavaleiro das Trevas representa o ápice de filmes de super-hérois. Desde o 11/09, esses filmes voltaram a tona, principalmente depois de Homem Aranha de 2002 que arrecadou aproximadamente US$ 400 MI. Os americanos precisavam na época de alguém para salvar-los.

batman11

Mas Batman CDT (TDK) não é um filme como esses. Ele levanta a discussão se vale a pena acabar com as liberdades e a privacidade para combater os inimigos. Os EUA aprovaram leis para investigar cidadãos sem a autorização da justiça para combater os terroristas. No filme, o herói usa ferramentas anti-éticas para combater o Coringa.

Burrice (comercialmente falando) não indicar o filme a Melhor Filme. Com tanta gente que viu, reviu, viu de novo, se apaixonou pela história, com toda certeza do mundo iriam ver a premiação para torcer pelo filme. Ainda mais em uma época de recessão que se aproxima.

Ok, esse Oscar até pode ter uma grande audiência, mas sobre tudo pela indicação de Ator Coadjuvante. Se eu fosse o diretor do Oscar desse ano, colocaria a categoria que Ledger concorre para o final, depois de diretor. Mas é bem difícil que isso seja feito. Dogmas e paradigmas eles não iram ser quebrados nessa edição (isso sob meu ponto de vista).

Mas não duvide que o filme ganhe todos os Oscar a que concorre. Ele foi muito bem feito, e as sete categorias técnicas a que concorre podem muito ser vencidas pelo último Batman. E com a vitória quase garantida do interprete do Coringa, é bem capaz que Batman vença em mais categorias que um filme vencedor nas principais categorias, como por exemplo, de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Batman e Coringa Vão ao Oscar

  1. Pingback: Avatar, o Distrito 9 e os Bastardos vão ao Oscar « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s