Bush se Vai

Depois de longos oito anos, a era Bush se acaba, com uma celebração internacional. Até a MTV Brasil vai transmitir a posse do novo presidente americano Barack Obama.

bushmean

Ao longo desses anos, o mundo viveu uma faze de crescimento econômico acentuado, viu a China se tornar uma potência, viu Israel fazer o que quis (como sempre), viu o Brasil tentar se mostrar relevante ao mundo, e claro, viu o 11/09 e sua guerra ao terror.

É estranho, um governo que sabia da existência de um plano terrorista contra seu próprio país, sabia quais seriam os potenciais alvos, mas não fez nada, absolutamente nada. Deixou milhares de pessoas morrerem. Só no Pentágono foram 800. Nas investigações dos atentados, sabotou todo tipo de tentativa para descobrir os fatos ocorridos, e censurou o relatório final de uma investigação no congresso. E apesar disso, foi reeleito.

Foi reeleito talvez, porque os democratas não o acusaram de incompetência no Iraque, no Afeganistão, e na busca e prisão de Osama Bin Ladem.

Bush deixa uma herança maldita ao seu sucessor: uma guerra impopular que não parece ter fim; uma economia em frangalhos; um rastro de destruição e ódio no oriente médio.

Mas sua presidência já começou errada. Nas eleições de 2000 quem ganhou não levou. Por falhas (leia-se roubo) em algumas urnas no estado da Flórida, Al Gore perdeu. Como eu disse anteriormente, se Gore tivesse ganho, certamente não teríamos, entre outras, o 11/09. Mas Gore perdeu, e não adiante fazer suposições. A sorte é que Bush ficou apenas oito anos, pois se fosse em outro país ele poderia ficar por muito mais.

Adepto das políticas neoconservadora, o presidente de saída, jogou a reputação de seu país no lixo. Para quem não sabe, os neoconservadores são a favor de uma política externa mais dura, e são contra as negociações de paz convencionais no conflito Israel/ Palestina.

Atacou um país que não tinha nada a ver com os ataques contra o WTC e o Pentágono. Os neoconservadores queriam o Iraque como modelo para a região. Eles pensavam que, só expulsando o partido Baath do governo, e prendendo Saddam, eles seriam considerados heróis. Mas não pensavam que a verdadeira guerra só começaria depois da queda do ditador. Não imaginavam que o Irã (que queriam atacar) se fortaleceria tanto.

No conflito Israel/ Palestina, Bush propôs uma mentira chamada Mapa do Caminho, que não de certo. E mais recentemente, permitiu a Israel atacar o Hamas em Gaza, e matar milhares de inocentes – que fique bem claro: não sou a favor do Hamas atacar Israel, e também não acho que o caminho para a criação do Estado Palestino seja o do terrorismo e não sentar na mesa de negociações, mas também não aceito que Israel ataque escolas e hospitais matando inocentes, com a desculpa que integrantes da facção terrorista estava escondida nesse lugares. Alguns poderiam dizer que o Hamas é um grupo terrorista, e que deseja a destruição de Israel. Mas segundo reportagem da revista Carta Capital, partidos israelenses são a favor da anexação definitiva dos territórios ocupados, e mapas de Israel no site do ministério das relações exteriores israelenses dão como anexados, tanto Gaza quanto a Cisjordânia.

landmap1

Ainda segundo a reportagem, em 2004 tanto o porta-voz do Hamas, quanto seu líder espiritual Ahmed Yassin, propuseram trégua.  Ambos foram mortos no mesmo ano.

Na parte econômica, os EUA cresceram, mas não houve repartição do bolo. Nos últimos oito anos, só vimos o corte de impostos e os gastos aumentarem, principalmente por causa das guerras. E no seu ultimo ano de mandato, o mundo sofreu uma crise que lembra muito 1929.

Enfim, por esses outros vários motivos, Bush se vai em boa hora!

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s