Quando Marcas Viram Sinônimo de Categoria

No blog do Fábio Seixas, um post me chamou a atenção. Uma pessoa disse que “seu iPod era Sony“. Hoje o iPod é daqueles produtos que viraram sinônimo de categoria de produtos. Ninguém no país fala um tocador de MP3, ou suas variações, elas falam iPod.

Primeira geração do iPod da Apple

Primeira geração do iPod

A Apple conseguiu algo que poucas empresas conseguem. Transformou o produto que a tirou do buraco em sinônimo de produto. Hoje, quem desejar comprar um MP3 Player portatil, irá procurar primeiro um iPod.

Com anúncios que chamam a atenção do público jovem, a empresa conseguiu uma grande parcela do mercado – nos EUA seu market share gira em torno de 2/3 do mercado – e com a iTunnesStore ela conseguiu se blindar dos concorrentes nos EUA e Europa, pois os iPods só aceitam músicas compradas na loja (caso tenha DRM) e músicas queimadas de cds. No Brasil seu maior obstáculo é o contrabando e pirataria.

Mas há pouco tempo, um aparelho portátil de musica que fosse possível ouvi-lo com fones não era um iPod, mas um Walkman.

Um dos primeiros modelos de Walkman

Um dos primeiros modelos de Walkman

A Sony, que lançou o produto em 1979, inaugurou um novo segmento. Com o passar do tempo, a marca Walkman foi se modernizando, e sendo incorporada a outros tipos de produto como Cd Player – que por um tempo se chamou Discman – e tocadores MD’s.

sony-walkman-logo-blue

Novo logo da marca

Mas a Sony dormiu no ponto, insitiu no MD, enquanto que empresas como a Apple investiam em tocadores MP3. Após perceber o erro, a empresa japonesa lançou vários tocadores MP3 para tentar reaver o mercado que perdeu. E apesar disso, a marca Walkman cotinua forte, principalmente entre o público mais velho. No meu aniversário de 23 anos, ganhei dos meus pais um tocador da Sony.

No Brasil temos o exemplo do Bom Bril na categoria palhas de aço, e Super Candida na categoria água sanitária. No exterior a lista é mais extensa. Vai desde Gilete e Xerox à Band-Aid e cotonetes.

Anúncio da Bom Bril homenagenado a vitória de Obama

Anúncio da Bom Bril homenagenado a vitória de Obama

No mundo, são poucas as marcas que conseguem virar sinônimo de produtos. São em geral produtos que marcaram época e foram responsáveis por mudanças na sociedade. Produtos revolucionários, que facilitáram a vida das pessoas. Fica difícil imaginar homens fazendo barba sem uma lamina decartável Gilete, ou então fazer uma cópia de um documento e não dizer “tira um xerox por favor”.

Neste caso, a Apple tomou o lugar da Sony, e colocou seu iPod como sinônimo de tocador de música portátil. Trazendo a possibilidade de ouvir toda sua coleção de cd’s MP3 baixadas (legalmente ou não), em qualquer lugar que você possa estar.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Quando Marcas Viram Sinônimo de Categoria

  1. netiteve disse:

    Aqui, qualquer iogurte também já foi chamado de danone.

  2. Max Rota disse:

    Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s