O Dia em Que a Terra Parou

Estreou no dia 09/01/09 a refilmagem do filme de 1951 do diretor Robert Wise, Dia em Que a Terra Parou, agora dirigido por Scott Derrickson, e estrelado por Keanu Reeves e Jennifer Connelly.

O Dia em Que a Terra Parou

O Dia em Que a Terra Parou

No primeiro blockbuster do ano no país, traz um remake de clássico da ficção cientifica dos anos 1950. Mas há várias diferenças entre os dois filmes.

Nos dois filmes, um alienígena, Klaatu, vem à Terra para dar um aviso – um ultimato na verdade – para os lideres dos países do planeta. O filme de 1951 pregava o pacifismo, o fim da corrida armamentista e o irracionalismo da guerra fria. Já o filme de Derrickson prega o fim da degradação ambiental. A tese do remake, é que a natureza do homem é se auto destruir, e destruir tudo que esta a sua volta. A única saída é retirar a maior parte possível de animais e plantas do mundo, em uma grande arca de noé, e matar toda a humanidade – o que seria o dilúvio.

Os primeiros Klaatu e Gort

Os primeiros Klaatu e Gort

O problema é que o filme de 2009 esta mais para o remake de Guerra dos Mundos do que para o primeiro O Dia…. No filme de Wise as coisas acontecem com uma cadencia maior, O ET chega, é alvejado, vai ao hospital, pede para ser recebido por uma cúpula, mas não consegue ser ouvido, foge para ver como é a vida na Terra, e por ai vai (não vou contar toda a história).

Já no novo, há muitos penduricalhos, é preciso explicar tudo, que ele (Klaatu) não é humano, mas se transforma em um. Ele tem até poderes, algo que no outro não tinha.

As críticas, em geral, não foram boas. O jornalista Luis Carlos Merten não gostou nem do primeiro, muito menos do segundo.

Klaatu barada nicto

A frase do primeiro filme: Klaatu barada nicto

Em fim, o primeiro é melhor – para quem assistir o filme sabendo que os efeitos visuais da época eram limitados – por ser não só um filme de ficção científica, mas também uma crítica à corrida armamentista, e contra o período de caça as bruxas – sim, pois na época todos os ETs eram feios e asquerosos, representando que tudo que vem de fora do mundo (capitalista na época) era ruim, e o que vinha de fora eram os russos.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Dia em Que a Terra Parou

  1. netiteve disse:

    O primeiro filme me deixou com pesadelos por um tempo. Fiquei com medo do Gort. Hoje dia aquele robô de papelão laminado não mete medo nem em criança de colo.

    Estou curioso em saber como é o Gort 2.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s