As 3 Melhores Ações de Marketing de 2008

Esse é o primeiro de um total de três posts que publicarei, ao longo do mês de janiro e fevereiro de 2009, cada um abordando um tema, sobre os melhores – sob meu ponto de vista – de 2008.

Esse post é sobre Marketing. As Três melhores Ações de Marketing desse ano. Não coloco aqui em primeiro segundo e terceiro, apenas a ações que considero as melhores do ano.

Ai vai:

  • Eleição de Obama

Falar da eleição de Barack Obama é chover no molhado, mas se esta na lista, eu devo defender minha indicação.

Esse foi o grande evento do ano, e há quem diga da década. Para seus admiradores, ele trouxe mudança. Para quem votou nele por causa da crise, ele trouxe a esperança da volta dos bons tempos.

obamalogo1

Entendo que tudo começou em 2004, na convenção Democrata daquele ano, em que foi indicado para concorrer à presidência pelo partido o Senador por Massachusetts John Kerry. Na convenção um jovem negro e desconhecido, que concorria pela primeira vez ao Senado Americano por Illinois fez um discurso que mexeu com todo o partido.

Após sua eleição ao Senado, já se especulava que ele seria uma alternativa para a candidatura de Hilary Clinton em 2008, e com a vitória democrata em 2006 no congresso, ele se lançou candidato à presidente.

Mas sua campanha à presidência americana foi histórica não só por ser o primeiro negro presidente, ser jovem, etc. Mas por ter sido o primeiro candidato a entender a internet e saber usá-la.

A começar pelo próprio site de Obama, muito a frente dos outros concorrentes. Cada camada da sociedade ganhou uma página no site. Depois vieram as doações pela intenet, conseguindo US$ 500 milhões para a campanha. Em seguida, foi criada a rede social de Obama o MyBarackObama.com onde foram planejados 200 mil eventos. E, qualquer pessoa que criasse um evento de campanha, colocava no GoogleMaps, disponibilizando data, hora e local.

  • Reeleição de Gilberto Kassab

A reeleição de Gilberto Kassab???? Sim, a reeleição do prefeito da maior cidade do país foi a melhor ação de marketing do ano no Brasil!

Primeiro porque antes da eleição só 30% da população sabia que ele era. Só conheciam quem era o cara que teve um ataque de fúria contra um homem que trabalhava com a colocação de faixas, e foi vitima da Lei Cidade Limpa. Até ignoraram o prefeito há época que o Papa veio a São Paulo.

kassab_vagabundo1

A ação começou logo após as eleições presidenciais de 2006, com a aprovação do projeto da Lei Cidade Limpa. Em seguida, após a implantação da lei, ele começou a investir pesado em saúde, com a criação das AMA’s.

Para completar, todas as obras (ou grande parte delas) terminaram em 2008 – haja visto a Ponte Otávio Frias (Ponte Estaiada), que liga a Marginal Pinheiros ao nada, pois Av. Águas Espraiadas não liga ainda a Imigrantes com a Marginal.

Mas o que fez ele ganhar foi a propaganda politica. Ela, muit0 bem feita, mostrou Kassab como um tocador de obras; um amigo dos pobres com as AMA’s, hospitais inaugurados, novos CEU’s, entre outros; um amigo da Classe Média – com a Lei Cidade Limpa; e alem de tudo, um aliado incondicional do Governador Serra, que apesar de não aparecer, era mencionado sempre que possível pelo prefeito.

No horário politico do prefeito foi mostrado de um modo mais leve, o narrador não narrava pura e simplesmente, ele meio que conversava com o telespectador. Até criaram um mascote virtual do prefeito, o Kassabinho – nas carreatas havia o Kassabão, um boneco do prefeito.

kassabinhoToda essa estratégia muito bem planejada e implementada, aliada a uma ajuda da adversária no segundo turno, rendeu uma vitória avassaladora no 2º turno sobre Marta Suplicy.

  • Lançamento de Batman O Cavaleiro Das Trevas

Se não fosse o Coringa , talvez o novo Batman não tivesse tanto barulho e sucesso que conseguiu. Depois do 11/09, ocorreu a grande explosão de filmes do gênero, e seu auge foi o Cavalero das Trevas de Christoopher Nolan, com um Coringa perturbado e genial vivido pelo ator falecido Heath Leadger.

batman1

Mas e sua campanha de Marketing? Ela não teve nenhum mérito? Sim, teve, e muitos.

Quem é fã do herói acompanhou desde o inicio a campanha, que começou ainda em 2007 com o ARG do filme, que teve várias fazes. Começando pelo Recrutamento do Coringa na Comic Con. Depois um bolo e um celular. E quando chegou 2008 houve uma explosão de eventos. Aconteceu até no Brasil ações do filme.

Planejado pela 42 Entertainment, a ação foi um sucesso estrondoso, e ajudou e muito a promover o filme. Quem acompanhou desde o inicio teve um aproveitamento do filme muito maior que os outros que apenas assistiram. Sabiam sobre a campanha I Believe in Harvey Dent; o roubo a banco, entre outros.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para As 3 Melhores Ações de Marketing de 2008

  1. Pingback: A Decepção da Campanha na Internet « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s