Cinema POP

Hollywood promete um Oscar mais popular em 2009. Depois de O Senhor dos Anéis –  O Retorno do Rei  em 2004, o Oscar não tem um concorrente com apelo popular – leia-se grande bilheteria.

esdlaiii

Segundo o site G1, se fossem somados os ganhos de bilheteria de todos os vencedores do Oscar de 2005 a 2008, eles perderiam para a grande bilheteria desse ano, Batman – The Dark Knight, que segundo dizem, pode ser o grande vencedor do Oscar do ano que vem.

 batman

Entre outras grandes bilheterias que podem entrar, segundo alguns blogs e a matéria (do G1), são Homem de Ferro, The curious case of Benjamin Button e Revolutionary Road – ambos a serem lançados -, entre outros.

iron_man

Acho bom que o Oscar se aproximar das produções mais populares. Hoje, a premiação é um evento televisivo, mais de um bilhão de pessoas o assistem anualmente. E para que mais pessoas assistam a premiação, é preciso trazer filmes mais comerciais.

Onde os Fracos Não Tem Vez é um filme ótimo, mereceu todos os prêmios que recebeu. Mas, não tem apelo nenhum comercial. Americano – e nós brasileiros também – gosta de clichês, a donzela indefesa, a trajetória do herói, piadinhas no meio do filme, romance em filmes de ação para chamar o público feminino, entre vários outros.

no-coutry-old2

O Oscar é a festa da indústria do cinema americano (Hollywood), o  mais importante dessa insdútria, e deve premiar filmes dessa indústria. Para filmes autorais como os vencidos recentimete, há os outros festivais – Cannes por exemplo – que não deixa de ser importante.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Cinema POP

  1. viniciusoike disse:

    Oscar já é uma premiação industrial demais ao meu ver, citar 2007 não é lá muito justo, já que foi o ano da greve dos roteiristas.

    Um exemplo que suma o que eu disse:
    Indicados ao oscar de melhores efeitos especiais 2007:
    Bússola de Ouro, Transformers e Piratas do Caribe no fim do mundo.
    Transformers é literalmente o auge da computação gráfica hoje, foi um sucesso de bilheteria mas… A Bússola de Ouro ganhou. Porque? Imagino eu que por causa da Warner. O ilme era originalmente uma trilogia que foi cancelada depois fdo fracasso que foi o filme e após o Oscar as duas seqüências foram confirmadas.

    Ah e sobre as bilheterias… Ratatouille (2007) e Ultimato Bourne (2007) ambos ganharam Oscar e juntos renderam mais de 1 bilhão de dólares, já superando a marca do Dark Knight.

    Acho que o Oscar deveria é deixar de ser o que ele é hoje. Ele representa demais porém não deveria nem ser levado a sério. Ex: Melhor filme estrangeiro e melhor animação (lógico uma animação ou um filme fora dos EUA não merece melhor filme, diretor, edição, roteiro…)

    obs: onde os fracos não tem vez não merecia nada só o de melhor ator coadjuvante, quem merecia melhor filme, diretor e adaptação era Sangue Negro do P.T Anderson.

  2. Pingback: Cinema Pop - II « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s