A Publicidade e a Crise – Parte III

Ainda não acabou. Para quem não leu os outros posts aqui vão os links: Parte I e Parte II

honda_fit_390thumbnail

Esse ano a Honda lança o o novo Honda Fit. A primeira versão do carro é de 2003.

Em 2001 houve a crise do apagão elétrico + ataques de 11/09; e em 2002 a crise da Argentina + crise eleitoral e 2003 não dava sinais de que seria diferente, que logo no começo teve um corte gigantesco no orçamento, e um aumento significativo da taxa SELIC. Nesse ano, 2003, a Honda fez o que a Danone fez na Argentina. Não se intimidou com a crise e lançou um carro em um país que vinha ano após ano com baixas nas vendas de carro.

Logo de cara o Fit desbancou os concorrentes da categoria. De janeiro a julho desse ano o carro da montadora japonesa vendeu 25.597 carros, contra 17.750 do Fiat Idea, e 14.639 do Chevrolet Meriva. É bom ressaltar que a Honda tem uma rede de concessionário muito menor que Fiat e GM.

fiesta-4

O mesmo fez a Ford em 2002, ano que lançou o Fiesta produzido na Bahía e a ótima campanha UAU!. Isso tudo no meio do turbilhão da recessão argentina e da crise econômica provocada pelas eleições presidenciais daquele ano.

A Toyota também, quando lançou o Corolla em 2002, virou lider em sedans médios. Só saiu da liderança no lançamento do novo Civic em 2006.

corolla

Ou seja, a Honda, Toyota e Ford remaram contra a maré, investiram em marketing no meio da crise e conseguiram firmar o Fit, o Corolla  e o Fiesta como campeões de vendas nas categorias de monovolumes, sedans médios e  HB’s compactos, respectivamente. No período de recuperação e crescimento econômico a Honda, Toyota  e a Ford se tornaram as montadoras mais rentáveis do país, apresentando lucros, enquanto as outras tinham prejuízo.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Publicidade e a Crise – Parte III

  1. I found your site on technorati and read a few of your other posts. Keep up the good work. I just added your RSS feed to my Google News Reader. Looking forward to reading more from you down the road!

  2. Pingback: Nizan é o Cara « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s