Na Onda Dos Outros

Tirei a foto abaixo em uma loja de calçados de Limeira. Nela, uma caixa de sapato toda preta, tem impresso um desenho de um – que se parece Chaplin (mais especificamente a personagem Carlitos) que caminha com auxilio de uma bengala, é acompanhada do nome da marca “Keep Walk”.

foto-0011

Um plágio descarado da brilhante campanha do whisky Johnny Walker “Keep Walking”, sem pagar um centavo a Diageo (dona da marca) pela associação da imagem dos sapatos com o logo do whisky, e com o personagem de Charles Chaplin.

Algo parecido aconteceu com a Apple e a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) de São Paulo. Nos anúncios do metro, eles (a faculdade) se comparavam com a Apple. Colocavam um computador, tocador de música ou celular “defasado” – para não dizer arcaico – e um produto Apple.

apple-fiap1

Pior foi o que uma loja italiana fez. Colocou em sua fachada a marca do Google e a palavra fashion, logicamente sem a autorização do Google.

google-fashion1

Esse tipo de associação é vantajoso para quem cola a imagem com algo já conhecido, mesmo que as áreas sejam diferentes (calçados e bebidas alcoólicas nesse exemplo). Mas para que é “associado sem ser consultado”, é terrível. Primeiro, ele não foi consultado. Segundo, as marcas são de um segmento mais popular (no caso da marca de calçados) que não é bom para a Diageo, pois sua marca de seu whisky é um produto Premium.

 

 

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s