A Publicidade e a Crise

Depois que estourou a crise econômica atual, várias empresas suspenderam investimentos em várias áreas. Umas postergaram a construção ou ampliação de fábricas, outras suspenderam os programas de trainee, outras cortaram investimento em propaganda e publicidade.

E como houve essa redução de investimentos, as empresas vão usar meios e ações publicitárias mais conhecidas – entenda-se TV, Rádio, Revista, Jornal, entre outros – e deixar de investir em vez de formas mais inovadoras de comunicação com o seu público.

É natural quando há uma diminuição dos recursos destinados ao marketing e propaganda que os anunciantes invistam naquilo que já deu resultados, e não arriscarem investimentos em novas mídias. Algumas agências publicaram anúncios nos principais jornais pedindo ousadia aos clientes. A F/Nasca foi a primeira com um anuncio nos principais jornais do país. Até parte da briga de Nizan e Fábio Fernandes foi por “pontos de vista diferentes.”

Mas para sair da crise forte, é preciso também ter uma marca forte. Não basta gastar rios de dinheiro em propaganda, e não ter marcas fortes. Alias, não é preciso investir em propaganda para ter marcas fortes. O Google nunca investiu um centavo em TV, jornal, rádio, revista, etc. Investiu em ações do Google Maps, e GMail, mas não nesses meios citados.

Ou seja, as empresas que quiserem chamar a atenção de seus clientes, ou potenciais clientes, vão ter que ousar.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Publicidade e a Crise

  1. Pingback: A Publicidade e a Crise - Parte II « GuiC

  2. Pingback: A Publicidade e a Crise - Parte III « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s