Se Fosse Americano Votava Obama

No lançamento do filme Bobby, o jornal O Estado de São Paulo fez algumas suposições de como seria o mundo se Bobby Kenedy não tivesse morrido e sido eleito presidente. Entre as suposições, estava o possível fim da guerra do Vietnam, talvez o Pinochet não tivesse tomado o poder no Chile e feito uma das piores ditaduras militares na América Sul, o possível relaxamento do AI-5, a Guerra Suja na Argentina, entre outros.

Após assistir esse filme, fiz o exercício mental de como seria o mundo caso Al Gore tivesse sido eleito presidente americano. Provavelmente o mundo não assistiria o 11/09/2001 – pois os órgãos de contra terrorismo sabiam da existência dos planos para atacar os EUA –, não haveria as guerras no Iraque e no Afeganistão, não seríamos jogados para escanteio e nossa opinião seria ouvida, não teríamos a bolha imobiliária, conseqüentemente, não haveria as quebras de bancos e empresas, entre outras suposições.

Mas infelizmente foram apenas suposições. O mundo viu tudo aquilo que ninguém queria ver. Assim como nas décadas de 1960 e 1970.

O fato é que George W. Bush foi um péssimo presidente. Elegeu-se em uma eleição roubada, onde os votos de algumas pessoas que votariam em Gore não foram aceitos. Aproveitou-se politicamente do 11/09 para se reeleger, atacou um país que não tinha nada a ver com os ataques de Bin Laden, e não prendeu o líder dos ataques de 11/09. Estimulou o preconceito aos árabes, dando-lhes a pecha de terroristas.

Na área econômica fez o seu país crescer, mas não elevou os salários da classe média. Só cortou impostos dos mais ricos e desregulou quase que completamente a economia. Crianças morreram por causa da auto-regulamentação.

E, quando a crise começou, poderia ter agido rápido. Poderia. Demorou a agir. E só agiu pois começaram as quebradeiras dos bancos, financeiras de hipotecas, companhias de seguros, etc.

Foi um presidente que disse, na campanha de 2000, que o Brasil era tão importante para os EUA quanto a China. Mas esqueceu de China Brail e se preocupou mais na guerra ao terror. Deixou a China crescer em importância, e agora é um ameaça à hegemonia americana.

Só por tudo isso votar em Obama é, no mínino, obrigatório.

O problema é que se Obama ganhar será mais pelas trapalhadas do Governo Bush, não pelos seus méritos e propostas.

E se Obama não ganhar seria, no mínimo, burrice, masoquismo, ou pior, racismo.

Racismo que já se manifesta no sul dos EUA, a chama América Profunda, onde os eleitores justificando-o como alguém que irá aumentar seus impostos, que é a favor dos gays, etc.

Racismo que se manifestou em livros, jornais, programas de rádio e TV.

Racismo que se manifestou em alguns outdoors, com dizeres de que ele é igual a aborto, impostos e casamentos do mesmo sexo. O pior é que reforçaram o HUSSEIN no seu nome (por causa de Saddan HUSSEIN) e a foto do outdoor, Obama usa um turbante muçulmano, chamando-o de terrorista islâmico.


Racismo que se manifestou em um atentado de Neonazistas desmantelado pela polícia e pelo Governo Americano.

Os brancos tem medo dos pensamentos de Obama. Querem essa política imperialista de Bush que destruiu a reputação dos EUA. Querem uma política de impostos baixos com gastos em alta (qualquer imbecil sabe que se a um aumento dos gastos é preciso aumentar as fontes de receitas).

O problema dos americanos brancos é que após a lei de direitos cíveis, os negros tiveram algum destaque em algumas áreas, principalmente no entretenimento – música e cinema principalmente. Mas não vemos muitos negros com algum destaque em grandes corporações. Lembro-me apenas da presidente da XEROX, e de Lucius Fox (mas esse é na ficção).

Americano gosta de dividir as pessoas em brancas, negras, hispânicos, etc. Mas a geração, que possibilitou sua ida a disputa com os Republicanos, não vê a cor como um problema, pois vêem alem da cor de um individuo. É a chamada Geração Bege.

Se Barack Obama for um bom presidente, não sei. Mas mesmo se não houvesse essa crise, os ataque de 11/09, e a guerra no Iraque, Obama teria minha opção. Suas propostas são muito melhores que as dos Republicanos. Tanto na área econômica e de segurança, como nas áreas ambiental e de energia.

Se Obama vencerá, também não sei. Nos EUA quem elege na verdade um presidente é o colégio eleitoral. Se ele vencer na soma de votos, mas perder no colégio, não será eleito.

Há também o fato de que lá persiste o racismo em muitos lugares (não que no Brasil não exista). E como o voto é aberto, quem não quiser votar nele por ser negro, ou então desistir de votar, pois ele esta na frente nas pesquisas, e o eleitor entender que a vitoria do Democrata é certa, pode dar a vitória a McCain.

E se Obama perder? Como ficaria?

Para mim seriam mais quatro anos perdidos. McCain iria continuar com a guerra no Iraque, a economia melhoraria apenas por volta de 2011/2012, e o livre comércio, alardeado pelos Republicanos continuaria a ser somente para seus produtos de exportação. Já nosso álcool, nossa soja, bem eles não seriam tão livres assim.

Talvez McCain até possa fazer um bom governo, mas para mim seria mais do mesmo. Os Republicanos tiveram seus oito anos para não deixar que o 11/09 acontecesse, para não deixar surgir, crescer e estourar uma bolha imobiliária, não deixar o Katrina virar uma tragédia, entre outros.

Esta na hora de se eleger um presidente Democrata. Não por acaso vários jornais e revistas importantes deram seu apoio a Obama. O NYT e o Economist não  o endossariam só por ele estar na frente nas pesquisas.


Por tanto, pelos fatos a cima mencionados, se fosse americano votava em Obama.

Anúncios

Sobre grcastanho

Fiz este blog para expor minhas idéias sobre os mais variados temas, mas principalmente Marketing, Política, Economia e Artes em geral.
Esse post foi publicado em GuiC e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Se Fosse Americano Votava Obama

  1. Pingback: Os Ultimos Dias de Bush « GuiC

  2. Pingback: Bush se Vai « GuiC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s